(foto ana haddad – div)

O Festival Mandingueira celebra o samba feito por mulheres com quatro rodas abertas ao público e shows com artistas convidadas, reunindo cantoras, instrumentistas e compositoras da Região Metropolitana de Campinas, Americana, Sorocaba e Itu. O evento será realizado entre os dias 30/09 e 28/10, em diversos espaços culturais de Campinas, sempre com entrada gratuita.

Atualmente, as sambistas e compositoras Carla Vizeu e Milena Machado estão à frente do grupo na idealização e produção deste festival. “Nos nossos shows, sempre compareciam mulheres que seguiam nosso trabalho e que queriam mostrar sua arte, cantar e tocar junto conosco nas apresentações. Sentimos, então, que havia uma necessidade na cidade de fomentar rodas de samba com protagonismo feminino, para que essas muitas mulheres pudessem se expressar através da arte. Assim, no mesmo ano que surgiu o grupo de samba Mana Dinga, surgiu também a roda Mandingueira, abrindo espaço para o samba autoral feminino e feminista”, contam as integrantes da Mana Dinga.

O festival dá continuidade à Roda Aberta Mandingueira – um projeto tradicional idealizado e produzido pelo grupo Mana Dinga que, desde 2017, promove ações de divulgação e projeção de sambas feitos por mulheres.

O Festival Mandingueira é patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas. O FICC tem como finalidade fomentar a produção artística local.

Serviço:

Programação:

Mandingueira convida Samba de Moleca

30/09, às 15h, na Casa de Cultura Ibaô (R. Ema, 312, Vila Padre Manoel de Nóbrega. Campinas-SP).

Mandingueira convida intérpretes e compositoras de Campinas e região

07/10, às 11h, na Praça do Coco (R. José Martins, 738, Barão Geraldo. Campinas-SP)

Mandingueira convida Enfamília

21/10, às 15h, na Sede IAPI (R. Almir Carneiro Silva, 170, Vila Teixeira. Campinas-SP)

Mandingueira Autoral

28/10, às 15h, na Sala dos Toninhos (Av. Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial – atrás da Estação Cultura – Campinas-SP).

Festival Mandingueira – Shows e rodas de samba com protagonismo feminino em Campinas, de 30/09 a 28/10. Entrada: gratuita, com ingresso opcional de 1kg ou mais de alimentos não perecíveis que serão distribuídos em instituições.