(imagem pf)

Uma operação da Polícia Federal encerrou nesse sábado (2) mais uma herança terrível do governo Bolsonaro. A PF destruiu 302 balsas usadas pelo garimpo ilegal no Rio Madeira, no estado do Amazonas.

Um dos principais rios do Amazonas infestado por balsas de garimpo disseminando contaminação por mercúrio e cianeto e fortalecendo o crime organizado expôs a negligência do governo Bolsonaro com atividades ilegais.

Com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os policiais federais percorreram 1,5 mil quilômetros do Rio Madeira, passando por cinco municípios amazonenses com objetivo de combater o garimpo ilegal na região. Os municípios alvo da operação foram: Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã e Manicoré.

Ou seja, para destruir as balsas, bastava percorrer o Rio Madeira. A falta de ação do governo Bolsonaro mostra mais do que negligência e expõe cumplicidade. Sem ação de combate, o governo Bolsonaro basicamente permitiu o avanço do crime organizado.

“A prática da atividade na região, além de causar danos ao meio ambiente e à saúde pública em virtude da contaminação do rio por mercúrio e cianeto, também interfere na cultura de povos tradicionais, uma vez que áreas indígenas chegaram a ser invadidas pelos criminosos”, informou, em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Federal.

Apelidada de Draga Zero, a operação faz referências às estruturas, chamadas de dragas, usadas na extração do ouro e outros minérios de dentro dos leitos dos rios. (Com informações da agência Brasil)