(foto de vídeo – semae – sjrp)

O município de São José do Rio Preto (SP) avançou oito posições no ranking do saneamento básico no Brasil em apenas um ano, entre 2022 e 2023, e agora ocupa a 1ª posição entre os 100 municípios mais populosos do Brasil, segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, organização da sociedade civil dedicada ao avanço do saneamento básico e proteção dos recursos hídricos do país.

São José do Rio Preto (SP), cidade do interior paulista, tem uma empresa pública que cuida do saneamento básico da cidade. É o SeMAE (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto), uma autarquia municipal, isto é, tem personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios para executar suas atividades. O SeMAE foi criado em 2001. O órgão é responsável pelo serviço de abastecimento de água, que inclui captação, adução, tratamento, reserva e distribuição de água potável. Assim como, pela coleta, afastamento e tratamento do esgoto.

O município está entre os que mais evoluíram no ranking do saneamento de 2023, indo da 9ª posição, em 2022, para o 1º lugar na edição deste ano. São José do Rio Preto (SP) foi o primeiro município na história do ranking a obter nota máxima em todas as dimensões analisadas. O relatório lançado anualmente mostra os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Nesse município, toda a população é atendida com água potável, cerca de 93,9% dos habitantes recebem o serviço de coleta de esgoto e 91,6% do esgoto produzido é tratado. Em relação ao índice de perdas na distribuição, apenas 21% do recurso hídrico é perdido, isto é, São José do Rio Preto (SP) está nos padrões de excelência (inferior a 25% em perdas na distribuição), exigido como meta estabelecida para 2034 pela Portaria 490 do antigo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) – atual Ministério das Cidades. (Com informações de divulgação)