(imagem reprod – divulgação)

No próximo sábado, dia 27 de maio de 2023, o CineADU terá nova Sessão ESPECIAL. Será exibido o documentário JAIR RODRIGUES: DEIXA QUE DIGAM (2020) e, na sequência, haverá Roda de Conversa com Rubens Rewald, diretor do documentário, e Noel dos Santos Carvalho, organizador do livro CINEMA NEGRO BRASILEIRO. O evento será realizado no Auditório da ADunicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campus da Unicamp em Barão Geraldo – Campinas/SP) com entrada gratuita e aberta a comunidade.

O documentário JAIR RODRIGUES: DEIXA QUE DIGAM (2020), do diretor e nosso convidado Rubens Rewald, se dedica a explorar à trajetória artística e pessoal de Jair Rodrigues. Jair foi um músico e cantor brasileiro, considerado por muitos, um precursor do gênero que viria a ser conhecido como rap, por ter lançado, ainda nos anos 1960, o samba “Deixa isso pra lá”, com versos mais falados do que cantados. Suas performances também foram popularizadas graças à sua coreografia com as mãos. O filme aborda a construção de seu estilo único. Desde os primeiros passos no samba, até a consagração por “Disparada”, o filme também explora a relação do artista com a política nacional. Jair Rodrigues faleceu em 2014.

CINEMA NEGRO BRASILEIRO

O segundo momento do sábado cultural na ADunicamp contará com a participação do professor e escritor Noel dos Santos Carvalho, que fará parte da Roda de Conversa da Sessão Especial do CineADU. Noel é o organizador de CINEMA NEGRO BRASILEIRO, um livro que, como disse Carlos Diegues (cineasta e membro da Academia Brasileira de Letras), é um presente para quem acompanha a história do cinema nacional. O livro mostra que, embora a mistura cultural do povo deste país tenha como influência poderosa a fonte afro-brasileira, só na primeira metade dos anos 1960, com Ganga Zumba, foi feito o primeiro filme a partir do respeito e da consideração a essa influência étnica.
Noel dos Santos Carvalho, doutor em Sociologia pela USP, é professor de Cinema no Instituto de Artes da Unicamp. Realiza pesquisas no campo da sociologia do cinema. Nos anos 1990, integrou o grupo de cineastas que criou o manifesto Dogma Feijoada – Gênese do Cinema Negro Brasileiro. (Da ADunicamp)

SERVIÇO
CINEADU ESPECIAL
Exibição do Documentário: JAIR RODRIGUES: DEIXA QUE DIGAM (2020); e Roda de Conversa com a apresentação do livro: CINEMA NEGRO BRASILEIRO
DATA: 27/05 (sábado)
HORÁRIO: 19 horas
LOCAL: Auditório da ADunicamp
Entrada Gratuita