Simone Tebet (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta terça-feira (18), em Brasília, o fim do processo de destruição das universidades públicas promovido pelo governo Bolsonaro (PL). Ele anunciou que o governo Lula vai recompor o orçamento das universidades e institutos federais de ensino, que sofreram ataques e cortes sem precedentes do governo Bolsonaro (PL). O objetivo do governo de extrema direita de Bolsonaro era inviabilizar cientifica e educacionalmente o país, visto que isso facilita a manipulação sobre a população (Veja sobre agnotologia).

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também garantiu que não haverá bloqueios na área de educação este ano. “Vamos executar 100% do orçamento, não vai ter corte para a educação. Tudo o que o Camilo precisar, ele [recurso] vai ter liberado automaticamente”, assegurou.

O anúncio dos novos recursos será feito oficialmente em reunião de reitores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para esta quarta-feira (19), no Palácio do Planalto. Em referência ao governo anterior, Camilo Santana disse que “as universidades e institutos foram sucateados nos últimos anos”.

Esse é o segundo encontro [com reitores] que o presidente Lula faz no Planalto. !É um simbolismo para mostrar reconhecimento ao papel que nossas universidades e institutos federais fazem para jovens no país inteiro”, acrescentou.

Além da recomposição orçamentária, que foi viabilizada por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição aprovada no fim do ano passado, o governo deve anunciar a retomada de obras paralisadas nas universidades e institutos, informou Camilo Santana. (Com informações da Agência Brasil)