A TV Carta Campinas entrevista nesta quinta-feira, 16, às 19h30, a historiadora e socióloga do trabalho Petilda Vazquez. O tema da entrevista é ‘Mulher, trabalho e emancipação humana: a mulher como cobaia do capitalismo”.
Petilda Vazquez tem pós-doutorado em Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia/UFBA e doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp. Professora nas áreas de História do Direito, Hermenêutica, Direitos Humanos e Sociologia. Tem publicações e pesquisas na área do mundo do trabalho, com ênfase em sindicalismo, mulher e trabalho, violência/assédio moral, saúde e sofrimento psíquico no trabalho. Dentre suas publicações destacam-se: Momento: Intervalo Democrático e Sindicalismo. 1942-1947; Travessias de gênero na perspectiva feminista; Fazendo a Bahia: memórias de lutas de Homens e Mulheres da Fazenda Baiana entre outras.
Qual o marco regulatório no âmbito histórico, simbólico ou mesmo existencial da relação da mulher e o trabalho? Por que há um esforço de invisibilidade ou desqualificação da mulher social e politicamente? Quais são os desafios contemporâneos da “da divisão sexual do trabalho”? Ou, o que não levar para o futuro? Essas e outras questões conduzirão o diálogo do EntreVistas desta semana com transmissão pelo Youtube, Facebook, Twitter e Instagram posteriormente.
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…