A TV Carta Campinas entrevista nesta quinta-feira, 16, às 19h30, a historiadora e socióloga do trabalho Petilda Vazquez. O tema da entrevista é ‘Mulher, trabalho e emancipação humana: a mulher como cobaia do capitalismo”.

Petilda Vazquez tem pós-doutorado em Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia/UFBA e doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp. Professora nas áreas de História do Direito, Hermenêutica, Direitos Humanos e Sociologia. Tem publicações e pesquisas na área do mundo do trabalho, com ênfase em sindicalismo, mulher e trabalho, violência/assédio moral, saúde e sofrimento psíquico no trabalho. Dentre suas publicações destacam-se: Momento: Intervalo Democrático e Sindicalismo. 1942-1947; Travessias de gênero na perspectiva feminista; Fazendo a Bahia: memórias de lutas de Homens e Mulheres da Fazenda Baiana entre outras.

Qual o marco regulatório no âmbito histórico, simbólico ou mesmo existencial da relação da mulher e o trabalho? Por que há um esforço de invisibilidade ou desqualificação da mulher social e politicamente? Quais são os desafios contemporâneos da “da divisão sexual do trabalho”? Ou, o que não levar para o futuro? Essas e outras questões conduzirão o diálogo do EntreVistas desta semana com transmissão pelo Youtube, Facebook, Twitter e Instagram posteriormente.