A primeira sessão da nova temporada do CineADu será no próximo sábado (04/03), a partir das 19 horas
A primeira sessão da nova temporada do CineADu apresentará o filme “A Viagem de Pedro” (2022), escrito e dirigido por Laís Bodanzky, diretora de importantes filmes da dramaturgia nacional, como “Bicho de Sete Cabeças” (2000), “As Melhores Coisas do Mundo” (2010) e “Como Nossos Pais” (2017).
O filme se passa em 1831, quando, durante a travessia do Atlântico em uma fragata inglesa rumo à Europa, D. Pedro I, então ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para retornar a Portugal e reclamar o trono, então usurpado pelo irmão mais novo, d. Miguel, a favor de sua filha Maria da Glória . Na embarcação onde se misturam membros da corte, oficiais e serviçais escravizados, Pedro se vê doente e inseguro.
O roteiro e a direção assinados por uma mulher propõe a desconstrução da imagem que a história oficial urdiu do imperador de herói nacional, mostrando-o como homem fraturado, repleto de falhas e frágil.
Pedro é corroído pela culpa, alimentada por uma carta fictícia de Leopoldina, uma mulher inteligente, sensível que o amara de fato, e cuja leitura funciona como fio condutor da narrativa.
Destaque para as atuações de Cauã Reymond, também produtor do filme, no papel do monarca, para a excelente Luise Heyer como Leopoldina, e para a representação da multiplicidade de culturas e línguas que compunham o tecido social da época.
Para esta nova temporada, as sessões do CineADu 2023 serão às quartas-feiras e aos sábados, sempre a partir das 19 horas. A programação completa do mês de março/2023 será divulgada em breve. Acompanhe nosso site e nossas redes sociais. (Da ADunicamp)
Serviço
CineADu
Data: 04/03 (sábado)
Horário: 19 horas
Filme: A Viagem de Pedro
Direção: Laís Bodanzky
Ano: 2022
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…