Categories: Geral

Sindicalismo vive esvaziamento que aponta para urgência de novos modelos de organização e ação

Andréia Galvão (foto antonio scarpinetti – unicamp)

A última década foi marcada, de modo acentuado, pela precarização e diminuição dos postos de trabalho e também pela “uberização”, que não passa de um neologismo utilizado para expressar a conexão entre as mais recentes tecnologias e o aprofundamento da precarização das relações trabalhistas.

Diante do contexto é importante pensarmos a atuação do movimento sindical brasileiro. O movimento sindical, historicamente, manteve um papel central não só nas lutas por garantias e avanços nos direitos trabalhistas, mas também na defesa da democracia e de direitos sociais do conjunto da sociedade. E hoje, segundo estudiosos, vive um momento de esvaziamento que aponta para a urgência de novos modelos de organização e ação.

Neste episódio do podcast ADu vamos abordar o panorama do sindicalismo brasileiro, título da pesquisa realizada pelo Cesit (Centro de Estudos Sindicais de Economia do Trabalho), órgão do Instituto de Ecomomia da Unicamp. O arquivo da pesquisa esta disponível no site do Cesit para quem quiser baixar (acesse: https://www.cesit.net.br/panorama-do-sindicalismo-no-brasil-2015-2021/)

Esta pesquisa buscou investigar como os sindicatos estão enfrentando esse assunto com o intuito de elaborar um diagnóstico da situação sindical no Brasil a partir de algumas experiências. Uma das autoras da pesquisa, Andreia Galvão, docente do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, é nossa entrevistada deste episódio. (Da ADunicamp)

Confira esse episódio acessando o link abaixo:

Carta Campinas

Recent Posts

16ª Semana da Educação debate a construção de relações mais humanas nas escolas

(ricardo lima - divulgação) O Movimento Educação Sempre (MES) realiza, entre os dias 8 e…

5 minutes ago

Teatro Castro Mendes recebe estreia de musical infantil inspirado em João e Maria

(foto telma martins - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe no próximo dia 14 de…

11 minutes ago

Pesquisadores mostram que PEC de Flávio Bolsonaro destrói o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

23 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

1 day ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 days ago