foto
A última década foi marcada, de modo acentuado, pela precarização e diminuição dos postos de trabalho e também pela “uberização”, que não passa de um neologismo utilizado para expressar a conexão entre as mais recentes tecnologias e o aprofundamento da precarização das relações trabalhistas.
Diante do contexto é importante pensarmos a atuação do movimento sindical brasileiro. O movimento sindical, historicamente, manteve um papel central não só nas lutas por garantias e avanços nos direitos trabalhistas, mas também na defesa da democracia e de direitos sociais do conjunto da sociedade. E hoje, segundo estudiosos, vive um momento de esvaziamento que aponta para a urgência de novos modelos de organização e ação.
Neste episódio do podcast ADu vamos abordar o panorama do sindicalismo brasileiro, título da pesquisa realizada pelo Cesit (Centro de Estudos Sindicais de Economia do Trabalho), órgão do Instituto de Ecomomia da Unicamp. O arquivo da pesquisa esta disponível no site do Cesit para quem quiser baixar (acesse: https://www.cesit.net.br/panorama-do-sindicalismo-no-brasil-2015-2021/)
Esta pesquisa buscou investigar como os sindicatos estão enfrentando esse assunto com o intuito de elaborar um diagnóstico da situação sindical no Brasil a partir de algumas experiências. Uma das autoras da pesquisa, Andreia Galvão, docente do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, é nossa entrevistada deste episódio. (Da ADunicamp)
Confira esse episódio acessando o link abaixo:
(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…
(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…
(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…
(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…
(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…
Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…