(foto de vídeo – twitter)

A economista, Jayati Ghosh, reconhecida mundialmente, foi entrevistada pela Globo News e disse que os economistas fora do Brasil estão abismados com juros tão altos e orçamento governamental com sobras de recursos (superavit primário) diante da atual situação mundial.

Jayati Ghosh, que é professora de Economia na Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Délhi, Secretaria Executiva da International Development Economics Associates (Ideas), e membro da Comissão Independente pela Reforma Tributária de Corporações Internacionais, mostrou a confortável situação da economia brasileira, com baixo endividamento externo, baixa inflação, grandes reservas internacionais e questionou:

“Meu Deus, precisamos ter superavit primário. Por quê? E juros tão altos. Por quê? Isso não faz sentido”, afirmou.

Ela também disse que o Brasil faz uma política masoquista que inflige um ‘autoflagelo’, já que esse modelo impede o investimento.

O economista David Deccache comentou a entrevista no Twitter, ao ressaltar que ela discorda fortemente do plano da equipe econômica do governo Lula que visa, com cortes de gastos (rebaixando o teto de gastos autorizado) e ampliação de receitas, alcançar um superávit primário ainda neste ano.

“Vejam, não foi o teto de gastos que impôs ao Ministério da Fazenda os cortes de gastos anunciados no início do ano. Trata-se de uma opção deliberada e puramente ideológica que deve ser revertida pelo bem do país e do governo. A crítica dela é importante. Deve ser levada em consideração. Apoiar um governo não é só dizer amém”, comentou. Veja vídeo trecho da entrevista: