(Foto: rafael zart/ascom mdsa)

O pagamento para os 62.563 beneficiários do Bolsa Família de Campinas já foram liberados pelo governo Lula. A medida foi tomada pelo governo federal em virtude do Decreto Municipal 22.618, de 21 de janeiro de 2023, que declarou “Situação de Emergência” no município, em função das chuvas intensas ocorridas este ano. 

O valor pode ser acessado e utilizado por meio do aplicativo Caixa Tem (https://www.caixa.gov.br/caixatem/Paginas/default.aspx), destinado a pagamento de benefícios sociais.

O decreto de Situação de Emergência permite a antecipação dos pagamentos; permite também o uso de declaração especial de pagamento para quem perdeu documentos e a prorrogação dos prazos de atualização cadastral.

O pagamento do Bolsa Família ocorre normalmente por ordem do último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Em fevereiro, o pagamento começou dia 13, segunda-feira, para os beneficiários de final 1. Nesta terça-feira é o pagamento dos beneficiários final 2 e assim sucessivamente até o dia 28, quando seria pago os NISs de final 0. Com a medida, todos os grupos já têm os valores à disposição. (Com informações de divulgação)