O bloco Nem Sangue nem Areia escolhe o samba do desfile do Carnaval de 2023 neste sábado (14/01). Músicos e sambistas da cidade que irão participar da disputa serão acompanhados pelo grupo Alvorada, que ainda fará uma apresentação especial, repleta de clássicos do samba de raiz. A festa está marcada para começar às 13h, no Escuta o Cheiro, localizado na Rua dos Expedicionários, 544, em Sousas.

(Foto: Adriano Rosa)

O enredo para o Carnaval 2023, “Samba, agoniza mas não morre”, presta homenagem à história do mais tradicional ritmo musical do Brasil, o samba, como manifestação de alegria e resistência. Em 2023, o tradicional bloco de rua comemora 15 anos de seu retorno ao carnaval campineiro. 

O samba do bloco será escolhido por um corpo de cinco jurados, composto por músicos, artistas, jornalistas e nomes ligados ao segmento cultural de Campinas. Serão levados em conta critérios como música, letra e fidelidade ao enredo. 

Além da parte musical, o evento terá também uma atração gastronômica. A cozinha do Escuta o Cheiro neste dia será comandada pela equipe do Macaxeira Restaurante & Cachaçaria, referência em culinária nordestina. 

O desfile do Nem Sangue Nem Areia em 2023 está programado para o dia 12 de fevereiro (um domingo antes do Carnaval), a partir das 13h. A concentração será na Rua Francisco Teodoro, em frente ao túnel de pedestres da Vila Industrial. 

História 

Entre as décadas de 1940 e 1970, as ruas da Vila Industrial serviram como cenário para uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval campineiro, o bloco Nem Sangue nem Areia, uma referência ao filme “Sangue e Areia”, que estreou em 1941, protagonizado pelo galã Tyrone Power.  

A inspiração veio tanto pela influência da produção hollywoodiana, quanto pelo fato da Vila Industrial ser um bairro que abrigava matadouros e curtumes, o que fazia com que a passagem de rebanhos pelas ruas do bairro fosse uma cena comum. 

Já transformado em escola de samba, o Nem Sangue Nem Areia fez seu último desfile em 1976, e retomou suas atividades em 2009, quando voltou a ser uma referência do Carnaval de rua da Vila Industrial e de Campinas. 

Escolha do samba 

Data: 14 de janeiro de 2023 (sábado)

Horário: 13h

Local: Escuta o Cheiro (Rua dos Expedicionários, 544, Sousas)

Couvert: R$ 25

(Carta Campinas com informações de divulgação)