O Brasil voltou! “O Brasil está de volta ao mundo”. Esse foi o tom do discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27. “O Brasil está de volta ao mundo”, disse.

“Estou aqui para dizer que o Brasil está pronto para se juntar novamente aos esforços para a construção de um planeta mais saudável, de um mundo mais justo, capaz de acolher com dignidade a totalidade de seus habitantes, e não apenas uma minoria privilegiada”, discursou. Em certo momento, durante o discurso, a plateia de brasileiros começou a cantar: “O Brasil voltou…O Brasil voltou…”

(foto de tela- vídeo)

Lula também anunciou nessa volta do Brasil ao cenário mundial que vai pedir que a próxima Conferência do Clima seja realizada em um estado da Amazônia brasileira.

Ele também ressaltou a importância da eleição brasileira, que barrou o “o avanço da extrema direita autoritária e antidemocrática e do negacionismo climático no mundo”. A sobrevivência da Amazônia e, portanto, do nosso planeta, dependia dessa eleição, enfatizou.