A historiadora Beatriz do Nascimento no artigo “O Conceito de Quilombo e a Resistência Cultural Negra” define que é a partir de uma publicação no jornal do Brasil em 1974 pelo Grupo Palmares do Rio Grande do Sul que o Movimento Negro define o 20 de novembro como data comemorativa para lembrar o assassinato de Zumbi dos Palmares e a queda do Quilombo dos Palmares, uma alternativa que exalte a resistência dos antepassados e uma identificação mais positiva da história negra brasileira.

Como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, a Anansi Editora o Conexão Diáspora em parceria com o Cineclube Terracota, a pesquisadora Thaís Rabelo e o espaço Goma Arte e Cultura promovem encontro anti racista com uma programação multilinguagem de artes visuais, literatura anti racista, documentário e música.

A abertura inicia com o lançamento da exposição “L ́Áfricas: as múltiplas Áfricas do ponto de vista dos\das alunos\as da EE. Estadual Telêmaco Paioli Melges”. Trata-se de obras visuais e poéticas de alunos da escola que retratam diversos temas relacionados à África.

Haverá, também, a exibição e o debate do documentário “Antifa Caçadores de Skins” (Marc Auréle Vecchione) que conta a história da desfascistização das ruas de Paris, explorando as primeiras gangues multiétnicas de rockers antirracistas, como os As-nays e os Black Panthers, que, na década de 1970, enfrentavam gangues racistas, e que, por sua vez, inspiraram gangues como os Ducky Boys, os Red Warriors e os Ruddy Fox, Caçadores de Neonazistas.

Após as atividades, acontecem as apresentações musicais do grupo de samba “Me Engana que eu Gosto” o de “DJ Will da Leste – Projeto Conexão Jamaifrica”

**Durante toda programação haverá exposição de edições da revista Anansi

14h: Abertura do Goma

18H: Abertura da Exposição “L´Áfricas”

21h: Exibição e debate do doc Antifa Caçadores de Skins

22h30: DJ Will da Leste – musicalidades africanas e afro diaspóricas

23h: Me Engana que Eu Gosto

Entrada R$10 até às 23h, após R$20,00

Local: Avenida Santa Izabel, 518 Barão Geraldo – Campinas

(Carta Campinas com informações de divulgação)