No próximo dia 27/9, terça-feira, às 19h, o projeto Satíricos – Cinema com Sátira, realizado pelo Sesc Campinas, exibe o filme “Brazil – O Filme”, do diretor anglo-americano Terry Gilliam. A exibição tem entrada gratuita mediante retirada de ingresso na Loja Sesc no dia da atividade.

Sam Lowry vive em um Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Neste Estado futurista, todos são governados por fichas e cartões de crédito e ainda precisam pagar por tudo, até mesmo pela permanência na prisão. Em meio à opressão, Sam acaba se apaixonando por Jill Layton, uma terrorista.

A exibição faz parte do projeto “Satíricos – Cinema com Sátira”, que às terças-feiras do mês de setembro exibirá filmes que têm a sátira como elemento fundamental, mostrando a potência da ferramenta quando apropriada pela linguagem do cinema.

A seleção conta com títulos consagrados, realizados em diferentes momentos históricos, concebidos em períodos aparentemente distantes, mas cujos enredos permanecem conectados com a nossa atualidade, justamente pelo teor crítico de suas caricaturas e distorções.

Após as exibições acontecerá um bate-papo sobre os filmes com o jornalista, escritor e editor, duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, Delfin. Ele é o fundador do Cineclube Terracota (Campinas/SP) e comanda o Studio DelRey de produção editorial.

Mais sobre o projeto

A sátira é uma técnica artística que se vale do exagero, ridicularização, ironia e sarcasmo para criticar instituições políticas, morais, hábitos e costumes de determinada época. Durante as terças-feiras do mês de setembro, o Sesc Campinas exibe filmes que têm a sátira como elemento fundamental, mostrando a potência da ferramenta quando apropriada pela linguagem do cinema. A seleção conta com títulos consagrados, realizados em diferentes momentos históricos. Produções de períodos aparentemente distantes, mas cujos enredos permanecem conectados com a atualidade, justamente pelo teor crítico de suas caricaturas e distorções.

SATÍRICOS – CINEMA COM SÁTIRA
Cinema e Vídeo :: BRAZIL – O FILME
Dia 27/9, terça, às 19h.
Teatro. Grátis. 14 anos.
(Direção: Terry Gilliam | Reino Unido | 1985 | 132 minutos).
Retirada de ingressos limitados na Loja Sesc no dia da atividade.

(Carta Campinas com informações de divulgação)