A próxima edição do Projeto Palco DCult, ação coordenada pela Diretoria de Cultura (DCult), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp, será realizada na próxima quarta-feira (31/8), às 17h30, noTeatro de Arena da Unicamp e traz a combinação da poesia das canções de Luiz Tatit com a sublime voz da cantora Ná Ozzetti. A entrada é gratuita.

(Foto: Daniel Kersys)

Trata-se da segunda edição do projeto, que estreou em maio deste ano com o show da cantora paulistana Fabiana Cozza. Cacá Machado, Coordenador Geral da DCult e professor do Instituto de Artes da Unicamp, destaca o propósito do projeto: “O Palco DCult é um selo curatorial que tem o objetivo de difundir atividades artísticas plurais e gratuitas, sejam elas de música, dança, teatro e circo, para toda a comunidade. E isso pode acontecer tanto nos campi da Unicamp quanto em outras universidades, equipamentos culturais e espaços públicos das cidades.”

Músico, escritor e professor, o premiado Luiz Tatit traz ao Palco DCult o show Vai por Mim, recheado por canções do álbum homônimo concebido durante a pandemia e lançado neste ano. Ao todo, são 10 canções, compostas com diversos parceiros, entre os quais Zecarlos Ribeiro, Emerson Leal e Ricardo Breim, que abordam temas variados, como personagens curiosos, o tempo que passa, assuntos ecológicos, relações amorosas, atualidades em geral e, claro, a importância dos aplausos.

Tal pluralidade, é claro, dá o tom à apresentação. “Um show transmite em geral muitas mensagens, não apenas as mais óbvias contidas nas letras, mas também as que emergem das melodias em suas inflexões mais amplas ou mais concentradas e dos arranjos instrumentais e vocais. Nesse show, por exemplo, as letras recebem um tratamento sonoro especial em cada canção para que seus efeitos sejam persuasivos”, destaca Luiz Tatit.

(Foto: Gal Oppido)

Quem for ao show, apreciará, entre outras canções, Vai por Mim, Anja, Bônus que Virão, Esperando o quê?, Aplausos, Tudo é quase nada, Tipo Nós, Vem comigo, Poder Cantar e Embrião. Por sinal, como destaca Luiz Tatit, um prato cheio para a transformação ativa e afetiva dos espectadores, tão ávidos por encontros e reencontros após um longo período de distanciamento social.

“A música e as artes em geral acabam refletindo essa transformação em suas obras e em sua presença na vida das pessoas. A música ao vivo ainda produz um efeito comunitário extremamente positivo, em especial nesses momentos de cumplicidade entre as pessoas em torno de um projeto estético, educacional e cultural, tão desprezado pelos atuais dirigentes”, avalia o músico.

Participação especial

Tal como no álbum-solo Vai por Mim, contemplado pelo ProAC, Luiz Tatit convida à cena a cantora Ná Ozzetti. No show do Palco DCult, a paulistana participa em oito canções, entre as quais Musa da Música, Rodopio e, claro, Vai por Mim.

Luiz Tatit comenta sobre a última: “A melodia ritualística dessa canção contribui para uma espécie de apelo que a letra faz em favor da vida: do grão, do chão, da nação, do som, da floresta e, claro, do ser humano, personificado nos cantores. O apelo “deixe vivo” ecoa a conhecida canção “Peixe vivo”, destaca o músico.

Próximas edições

As próximas edições do Projeto Palco DCult, bem como as respectivas datas, serão divulgadas, em breve, no site da Diretoria de Cultura da Unicamp (www.dcult.proec.unicamp.br).

Projeto DCult com Luiz Tatit e participação de Ná Ozzetti
Quando:
 Quarta-feira (31/8), às 17h30
Onde: Teatro de Arena da Unicamp (Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Barão Geraldo, em Campinas/SP)
Quanto: Grátis

(Carta Campinas com informações de divulgação)