De 20 a 28 de agosto de 2022, em diferentes espaços culturais, acontece o Tem Cena na Vila 2022, uma mostra artística que acontece de maneira independente na Vila Santa Isabel, Campinas/SP, organizada coletivamente por espaços culturais sediados no Distrito de Barão Geraldo: Matula Teatro, Barracão Teatro, Boa Companhia, Lume Teatro, Cia Sarau, Núcleo de Samba Cupinzeiro e Circo da Silva.

Como se Fosse, Grupo Matula Teatro (Foto: Maycon Soldan)

As primeiras edições aconteceram de 1998 a 2022 por iniciativa de artistas e produtores ligados a espaços culturais que eram, na época, relativamente novos na cidade de Campinas. Por meio desse evento, buscavam dialogar com o público do território em que estavam sediados e fortalecer uma rede entre trabalhadores da cultura do distrito.

Nesse movimento de retomada, outros coletivos juntam-se aos organizadores iniciais e a ação conjunta ganha novos significados, especialmente em um momento de retorno ao convívio social e de abertura dos espaços culturais após dois anos de pandemia.

De 20 a 28 de agosto, os grupos que possuem sede na ‘Vila’ abrem suas portas para receber parceiras e parceiros artísticos e o público. Serão oito dias de evento com cortejos, roda de samba, espetáculos teatrais, circenses e musicais.

Os ingressos seguem a política de cada espaço cultural, mas mantendo sempre valores populares, em busca de viabilizar o acesso do público às atividades.

A produção do evento é de responsabilidade dos coletivos: Matula Teatro, Barracão Teatro, Boa Companhia, Lume Teatro, Cia Sarau, Núcleo de Samba Cupinzeiro e Circo da Silva.

E, como ‘uma andorinha só não faz verão’, para retomada deste evento, muitos grupos uniram as mãos e sonharam com a Vila novamente ativa e estão compondo as programações dos espaços.

Na cidade das Andorinhas – que voam em bando e sempre retornam após o inverno – esses espaços culturais também estão de volta, oferecendo espaços de convívio e de fruição artística, com uma programação diversa e de qualidade!

Programação completa disponível no site: https://temcenanavila.wixsite.com/temcena-navila/

Eventos Especiais

Dia 20 de agosto, para abrir o evento, os coletivos se reúnem para um mutirão de limpeza musical da Praça Ângelo Carlini, a partir das 15h com espetáculo na sequência.

Programação geral

De 20 a 28 de agosto, as sedes seguirão abertas com uma intensa programação, para enfim receber o público depois de tanto tempo fechadas por questões sanitárias.

20 de Agosto

15h – Mutirão musical de limpeza da Praça Ângelo Carlini – com todos os grupos envolvidos e o Bloco do Cupinzeiro

21 de Agosto

20h – Cabaré Efêmero – Lume Teatro

20h – Duo Acordiano, Marcelo Onofri (piano) e Edu Guimarães (acordeom) – Cia Sarau

22 de Agosto

20h La Scarpetta – Lume Teatro

23 de Agosto

19h – Contos de Areia – Grupo Seres de Luz e Cia 22:22 no Barracão Teatro

20h Kintsugi, 100 memórias – Lume Teatro

24 de Agosto

16h Faz Sentidos – Circo da Silva – Circalonna

19h – Contos de Areia – Grupo Seres de Luz e Cia 22:22 no Barracão Teatro

20h Kintsugi, 100 memórias – Lume Teatro

25 de Agosto

21h – Nau Frágil – Barracão Teatro

20h Kintsugi, 100 memórias – Lume Teatro

19h Enquanto eu tiver perguntas – Manifesta Cia no Teatro Útero de Vênus

26 de Agosto

20h O Não-Lugar de Ágada Tchainik – Lume Teatro

19h Enquanto eu tiver perguntas – Manifesta Companhia no Teatro Útero de Vênus

20h – Roda de Samba – Núcleo Cupinzeiro

21h – Nau Frágil – Barracão Teatro

27 de Agosto

17h – “Escolhas” (ensaio aberto) – Bordalo Cultural no Lume Teatro

19h Como se Fosse – Grupo Matula Teatro no Teatro Útero de Vênus

20h – Paulo Bellinati Trio toca Garoto, com Paulo Belinatti (violão), Swami Jr. (violão de 7) e o jovem talento Daniel Murray (violão)- Cia Sarau

21h – Anônimo – Eduardo Albergaria no Lume Teatro

22h – Baile do Barracão Teatro com DJ Will Da Leste

28 de Agosto

16h – O Poste – Daniel Salvi no Lume Teatro.

17h – Cabaré do Coringa com Circo da Silva e convidados: Cia Oruã, Casca Trupe, Reginaceli Americano, Érico Damineli, Esteban Alvarez.

19h – Como se Fosse – Grupo Matula Teatro no Teatro Útero de Vênus

(Carta Campinas com informações de divulgação)