.Por Roberto Ravagnani.

Em dezembro o mundo comemora e em agosto somos nós brasileiros que devemos comemorar e exaltar o voluntariado nacional.

(foto raoni rehder – dp – ccl)

Ainda está muito restrito as rodas de convertidos, aqueles que já praticam ou tem simpatia pelo voluntariado, ou ainda às organizações que incentivam esta prática tão importante para as pessoas e para a sociedade.

Poderíamos e deveríamos ter uma comemoração mais esfuziante, não para exaltar o ego de alguns, mas para mostrar os feitos do voluntariado e como faria falta se não existisse e para incentivar a conhecer esta ferramenta aqueles que ainda não tiveram contato com ela.

Hoje temos aproximadamente 13% da população atuando de forma rotineira no voluntariado, algo como 27.000.000 de brasileiros que deixam seus afazeres por algumas horas por semana ou por mês e se dedicam as mais variadas causas espalhadas pelo país.

Pessoas entenderam que fazer parte da solução é muito mais interessante e produtivo do que fazer parte do problema, entenderam que com muito pouco podem fazer muito e que as vezes um olhar, um ouvir atento pode mudar a vida de outros.

O voluntariado é muito mais do que doar parte de seu tempo, é muito mais do que trabalhar de graça para alguém, é uma verdadeira escola de humanidade e de compreensão do mundo em que vivemos. Através do voluntariado podemos, se estivermos dispostos a isso, entender como as pessoas chegam as ruas e não saem mais, o porquê de tantas comunidades sem a menor condição sanitária existem pelas cidades brasileiras e qual as necessidades reais do nosso povo.

Falamos e vivemos em um mundo tão tecnológico que as vezes esquecemos que muitos, hoje no Brasil 15% da população, não tem o que comer, e são usados como arma política partidária, e não percebemos que fazemos parte de uma engrenagem que nos colocam uns contra os outros, para o benefício de poucos.

O voluntario nos mostra realidades verdadeiras e com esta visão temos condições de escolher como e a quem apoiar de forma real e sem interesses outros, salvo o de ajudar um semelhante a se fortalecer e crescer com suas próprias ferramentas e forças.

Viva o voluntariado, parabéns voluntários e que venham mais, precisamos de todos vocês.