No mês de agosto, o Sesc Campinas traz para a programação de cinema filmes produzidos de maneira independente por realizadores do interior paulista nos últimos anos dentro do ciclo “Filmes do Interior”.

O ciclo traz curtas e longas, que se valem de diferentes pesquisas e propostas estéticas, evidenciando a pluralidade que existe no cinema concebido fora da capital. Após as exibições, acontecerão bate-papos com diretores e diretoras, que compartilharão com o público os bastidores, processos criativos e os desafios enfrentados pelas produções.

Cena do filme “A Orquestra das Diretas”

Como programação paralela às exibições, acontecerá também uma oficina de realização de curtas para quem quiser começar a entrar para o universo cinematográfico através do seu aparelho celular. A realização desse ciclo contou com a colaboração do ICine – Forum de Cinema do Interior Paulista.

Nesta semana será exibido o documentário “A Orquestra das Diretas” no dia 2/8, às 19h. Com retirada gratuita de ingressos limitados, na Loja Sesc, no dia da atividade, o curta relata a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas na campanha das “Diretas Já”, na década de 1980. Essa campanha pediu o fim da ditadura militar e a implantação das eleições diretas no Brasil. A Orquestra teve um papel importante nesse processo, realizando diversos concertos em comícios e manifestações a favor das eleições. Após a exibição acontecerá um bate-papo com Caue Nunes (Diretor do filme), Juliana Brombim (Produtora) e Glória Cunha (musicista da orquestra). (Dir. Caue Nunes | Campinas | 2022 | 20 min.).

Cinema e Vídeo :: A ORQUESTRA DAS DIRETAS

Dia 2/8, terça, às 19h
Teatro. Grátis. Livre
O documentário relata a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas na campanha das “Diretas Já”, na década de 1980. Essa campanha pediu o fim da ditadura militar e a implantação das eleições diretas no Brasil. A Orquestra teve um papel importante nesse processo, realizando diversos concertos em comícios e manifestações a favor das eleições. Após a exibição acontecerá bate-papo com Caue Nunes (Diretor do filme), Juliana Brombim (Produtora) e Glória Cunha (musicista da orquestra).
(Dir. Caue Nunes | Campinas | 2022 | 20 min.)
Retirada de ingressos limitados, na Loja Sesc, no dia da atividade.

(Carta Campinas com informações de divulgação)