No próximo dia 1 de julho, às 19h, será lançado o filme “Germino Pétalas no Asfalto”, de Coraci Ruiz e Julio Matos, na Adunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp). O lançamento será seguido de festa no Stout Bar, às 22h.

Cena do filme “Germino Pétalas no Asfalto” (Imagem: Divulgação)

Quando Jack inicia seu processo de transição de gênero, o Brasil mergulha em uma onda de extremo conservadorismo. “Germino Pétalas no Asfalto” acompanha as transformações em sua vida e no país, atravessados por um governo de extrema direita e por uma pandemia devastadora. Através de um relato íntimo do cotidiano de Jack e seus amigos, vemos florescer uma rede de afeto e solidariedade que se constitui em meio a um contexto adverso.

Coraci Ruiz é graduada em Dança, mestre em Cultura Audiovisual e Mídia e doutora em Multimeios, todos pela Unicamp. Julio Matos é formado em Sociologia na Unicamp e mestre em Mídia e Comunicação pela Goldsmiths University of London. Juntos fundaram, em 2003, a produtora de documentários Laboratório Cisco. O primeiro longa da dupla, “Cartas para Angola” (2012), participou de diversos festivais e foi premiado no Brasil, Angola, Portugal e Bélgica; “Limiar” (2020), dirigido por Coraci e produzido por Julio, vem circulando por dezenas de festivais em diversos países e recebeu dezessete premiações no Brasil e no exterior.

Um pouco da história do filme

Em 2016, os diretores do filme souberam que Jack, amigo de seu filho, estava iniciando uma transição de gênero e fazendo a hormonização com testosterona. Interessados no processo que se dava em seu círculo íntimo de relações, passaram alguns anos realizando entrevistas com ele, acompanhando as transformações em seu corpo e em sua vida. Naquele mesmo ano, a partir do golpe que depôs a presidenta Dilma Rousseff, uma enorme onda conservadora atingiu o Brasil. O contexto nacional se tornou altamente adverso, e culminou com a eleição do ultra-direitista assumidamente LGBTfóbico Jair Bolsonaro para a presidência do país. Nesse meio tempo, seu filho também iniciou um processo de transição, retratado no filme “Limiar”, um documentário autobiográfico que conta essa história do ponto de vista materno, lançado em 2020.

Os diretores (Imagem: Divulgação)

A partir de 2019, os cineastas passaram a acompanhar Jack em várias de suas atividades cotidianas: encontros com os amigos, festas, reuniões de organização política, trâmites para mudança de nome, consulta médica, etc. Neste movimento, foram incorporados alguns de seus amigos como personagens do filme – entre eles Noah, seu filho. Assim, se “Limiar” é um filme autobiográfico de caráter extremamente intimista, neste novo filme os diretores dão um passo para fora desse universo pessoal, mas ainda mantendo-se num círculo próximo de pessoas. Neste filme, constroem um retrato de uma geração corajosa, em meio a um contexto adverso atravessado por um governo desastroso e por uma pandemia devastadora, e da construção de uma comunidade de solidariedade e afeto entre jovens LGBTQIA+.

Durante três anos os diretores dedicaram-se ao filme com recursos da produtora Laboratório Cisco, e em 2019 o filme foi contemplado pelo edital de produção de longa-metragens do ProAc. Foi selecionado para o DocLab do DOCSP 2020 (tutoria de Marta Andreu) e para o WIP do Conecta Chile 2021.

Premiere “Germino Pétalas no Asfalto”

Evento: Unicamp Queer

Onde: Adunicamp – Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas/SP

Horário: às 19h  (retirar ingresso na porta com 1 hora de antecedência)

*Festa no Stout Bar (Av. Santa Isabel, 1015) às 22h

(Carta Campinas com informações de divulgação)