A Casa de Vidro, localizada no Lago do Café, recebe neste sábado, 7 de maio, das 16h às 20h, a Mostra “Corpos Sonoros”, que reúne experimentos entre dança e som. A entrada é gratuita.

(Foto: Divulgação)

A mostra reúne danças, sons e exibição de vídeos realizados por artistas convidados por Babi Fontana, artista da dança, que realizou uma residência artística na Casa de Vidro entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Conta com a participação dos artistas: Babi Fontana, Victor Costa, Anderson Kaltner, Carol Gás, Juliana Semeghini e outros convidados. No encerramento da mostra, haverá uma apresentação de live electronics (música eletrônica ao vivo) com o produtor musical Eto Osclighter.

Programação

16h às 17h // 17h30 às 18h30

VRIDO experimentos entre dança e som: performance-instalação de Anderson Kaltner, com colaboração de Babi Fontana, Carol Gás e Victor Costa, Guilherme Zan e Mathias Reis.

17h às 17h30

CAIR: dança-instalação de Babi Fontana, com participação de Lua-Kris, Carol Gás, Victor Costa e Anderson Kaltner.

16h às 20h

Exibição de vídeos

Rematerializações: de Juliana Semeghini, com a colaboração de Babi Fontana.

Documentar performances: de Victor Costa, com colaboração de Babi Fontana e Kit Menezes

Matéria Bruta: de Carol Gás, com colaboração de Rodrigo Souza, Sofia Cruz, Anderson Kaltner e Helena Cruz.

18h30 às 20h

Apresentação de Live electronics (música eletrônica ao vivo): com Eto Osclighter.

Artistas

Babi Fontana é uma artista que nos últimos anos explora o processo coreográfico da dança em diálogo com as artes sonoras e visuais. Esteve em residência na casa de Vidro onde desenvolveu processos coletivos entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022. Foi também residente da Cité des Arts em Paris no primeiro semestre de 2021. Entre seus interesses de estudo-criação estão as poéticas da voz, feminismos e América Latina. É mestranda em Artes da Cena (Unicamp) com estágio (Capes/Print) na Universidade Paris 8 e pós-graduada em Corpo, Educação e Diferenças pela Faculdade de Dança Angel Vianna.

Victor Costa é filósofo e artista audiovisual. Faz mestrado no Programa de Artes da Cena da Unicamp. Colabora com artistas da dança, do cinema, da performance e da literatura.

Anderson Kaltner é produtor musical, artista sonoro e visual. É mestrando em Música no Instituto de Artes da Unicamp, com pesquisa em música eletrônica e arte sonora. Tem formação em Licenciatura e Bacharel em Filosofia pela mesma universidade, e é técnico em comunicação visual. Trabalhou em diversos projetos audiovisuais, multimídia e de trilha sonora, e também participou de residências artísticas.

Carol Gás é artista, escritora e educadora da dança. Ao longo da sua vida e, especialmente, durante a graduação em Dança na Unicamp, aventurou-se pelas artes de ensinar, coreografar, interpretar, criar, preparar corpos para a cena e de produzir coletivamente eventos culturais. Neste momento, atua como artista independente na cidade de Campinas, coordenadora de escrita criativa na produtora Biscos, e educadora nas suas práticas intituladas por Danças do Agora, nas quais expõe sua abordagem de investigação corporal de estudo da presença e da palavra para aproximar-se cada vez mais do desejo de socializar o acesso à educação do corpo.

Juliana Semeghini é formada em Arquitetura e Urbanismo (Unicamp) e atualmente é mestranda em Artes da Cena no Instituto de Artes da Unicamp, onde desenvolve pesquisa sobre o alargamento da discussão da identidade ameaçada do patrimônio urbano e a genealogia de uma virada etnográfica na história da arte que contribuiu para compreensão de um fazer artístico situado.

Mostra Corpos Sonoros
Dia: 7 de maio
Horário: das 16h às 20h
Entrada gratuita

Local: Casa de Vidro, Av. Dr. Heitor Penteado, 2145, Parque Taquaral, Campinas

(Carta Campinas com informações de divulgação)