A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados pretende votar nesta terça-feira (24) a PEC 206, que institui a cobrança de mensalidade em universidades públicas. O relator da PEC é do deputado Kim Kataguiri, do MBL, o mesmo que recentemente defendeu, indiretamente, no Flow Podcast a criação de partidos nazistas. 

(foto zeca ribeiro -cam dos deputados)

Em fevereiro passado, a bancada do PT na Câmara decidiu entrar com um pedido de cassação do mandato do deputado federal Kim Kataguiri (Podemos-SP) no Conselho de Ética, que afirmou que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo. De acordo com a denúncia, a fala do integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) deve responder por quebra do decoro parlamentar.

Na época, durante a participação no podcast Flow, Kim Kataguiri afirmou que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo, ou seja, para ele é possível criar uma organização nazistas, visto que não seria crime para ele. Durante o programa, ao lado de Kim, o apresentador do podcast, Bruno Aiub, conhecido como Monark, defendeu a possibilidade de se criar um “partido nazista” no Brasil com “respaldo legal”. Ele ainda afirmou que a liberdade de expressão deveria valer para agressões antissemitas e racistas. Kim ficou ao lado do apresentador.

O deputado federal General Peternelli (União Brasil-SP) é quem apresentou a proposta para cobrar mensalidade dos alunos em novembro de 2019, quando ele integrava o PSL. A lógica da proposta e retirar dinheiro público que serve a população e desenvolve o país e deixar apenas para corrupção do Centrão, além de próteses penianas, camarão e Viagra para as Forças Armadas.

A informação sobre a votação na Câmara foi divulgada no mesmo dia em que veio um projeto feito por militares – proposta traçou um cenário no qual foi projetado o domínio do bolsonarismo no Brasil até 2035. (Com informações do 247 e RBA)