Mais de 200 professores da Unicamp assinaram a “Nota de Docentes sobre o Ato Democrático de 5/5/2022”, exaltando a “forma democrática como as entidades do campus – ADunicamp, STU, APG e DCE – souberam encaminhar a solicitação de espaço feita pelos organizadores da Aula Magna do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida no Teatro de Arena da Unicamp na tarde de 05 de maio de 2022.”.

(foto ricardo stuckert – il)

Na época do evento, a mídia em geral tentou inflar uma manifestação totalmente isolada e contrária à realização da aula magna do ex-presidente Lula. O referido documento sequer foi aprovado pelo coletivo de médicos da Universidade ao qual foi apresentado. É até surpreendente, ainda que isolada, uma nota que visa defender um governo que representa o sufocamento e destruição da ciência e da pesquisa brasileira.

Por conta da manifestação contrária, a diretoria do STU publicou uma Nota Pública reforçando o seu posicionamento em defesa democracia. Além de expressar respeito ao posicionamento do professor, autor do documento, por entender que se tratava do livre exercício de liberdade de expressão.

Para o STU, a “Nota de Docentes sobre o Ato Democrático”, sem dúvida, fortalece o movimento em defesa das liberdades democráticas e demonstra que estamos no caminho certo ao lutar pela garantia da vida digna e do Estado Democrático de Direito.

Veja nota dos professores da Unicamp: