Após o primeiro choque e êxtase que vem com o ato de estar tomando o primeiro passo de sua carreira profissional, a pressão do prazo de entrega daquele trabalho, seminários e a comparação com o progresso de seus colegas torna-se parte de uma realidade bruta.

(imagem Anthony Tran – upl)

Entretanto, além de passar estresse e fantasiar sobre como será a sua vida profissional, é essencial que você compreenda que seu curso irá durar alguns anos. Dito isso, é fundamental que você saiba se planejar, organizar sua vida e mais importante, a sua mente.

Por essas e outras, antes de começar a pensar em temas para TCC de enfermagem 2022, leia esse artigo e entenda como manter a saúde mental intacta no decorrer da sua jornada acadêmica.

Diga não à comparação
“Fulana já está com o projeto de pesquisa para fazer o TCC de enfermagem dela pronto”, “Fulano já está decidido que quer seguir o caminho da enfermagem obstétrica, eu nem sei se quero continuar no curso de enfermagem”, “Enquanto a fulana já sabe como escrever uma monografia eu não sei nem o que é a ABNT”. Pensamentos do tipo são e serão comuns em todas as fases da sua vida, a única mudança é a frequência em que você terá esse tipo de pensamento e a consciência de que você está os tendo.

Embora ter consciência do seu progresso como aluno e como ser humano seja importante para o amadurecimento e crescimento pessoal, comparar seus pontos fortes e fracos com os daqueles que estão ao seu redor passa os limites do que é saudável para sua mente por diversos motivos.

Primeiramente, é importante levar em consideração que aqueles ao seu redor não cresceram e se adaptaram ao mesmo ambiente que você. Dito isso, comparar seu progresso com o progresso alheio é uma maneira ineficaz de avaliação, afinal, a influência do ambiente afeta tanto a disponibilidade de oportunidades para o crescimento e o comportamento do ser humano.

Além disso, a visão perpetuada pelos discursos de produtividade tóxica e pelo funcionamento do sistema, resultaram na mudança em larga escala no modo que as pessoas vêem a vida, tornando os conceitos de auto realização e conquista em sinônimos. Consequentemente, mais e mais pessoas vêm assimilando seu valor ao trabalho, resultados acadêmicos, conquistas e status.

Lembre-se que o seu propósito e objetivo é tornar-se mais do que você já é, permitindo que a mais verdadeira expressão do seu “eu” alcance lugares antes inimagináveis, sendo o ponto inicial da mudança, seja para apenas um alguém ou até mesmo para uma comunidade inteira, e isso não depende do seu posicionamento em relação aos que estão ao seu redor.

Agora que você sabe disso, evite a comparação e busque ambientes saudáveis ao evitar a comparação com seus colegas e mantendo um convívio saudável com a internet e redes sociais, um lugar com diversas oportunidades de comparação.

Comece a ter uma rotina e se planejar

Vamos encarar, você irá passar pelo menos quatro anos da sua vida tendo provas, reuniões e trabalhos para fazer e não conseguirá escapar dessa sem planejamento. Para isso, é fundamental que você utilize sistemas para organizar sua rotina.

Há diversos métodos de planejamento, antigos e atuais, a eficácia de cada método varia de acordo com a utilização do mesmo por cada um. Ou seja, enquanto o método tradicional pode funcionar melhor com o seu amigo que quer ser técnico de enfermagem, você não conseguiu se adequar e esqueceu de entregar seu artigo científico sobre enfermagem neonatal.

Por mais clichê que seja, ter uma rotina contribui para que sua mente tenha um senso de estabilidade. No entanto, ela tem várias aplicações e maneiras de ser criada, por isso, não desista de primeira se seus planos para a criação de uma rotina não deram instantâneamente certo.

Por exemplo: enquanto uma rotina com horários fixos reassegura e traz uma sensação de controle para alguns mitigando a ansiedade, para outros ter horários fixos significa criar expectativa acerca dos eventos que estão por vir, aumentando os níveis de stress e ansiedade.
Busque ajuda profissional

Manter hábitos saudáveis e que recarregam sua energia na sua rotina não são o suficiente para garantir a estabilidade mental por toda a duração do seu curso. Portanto, não tenha medo de procurar ajuda profissional caso necessário.

Os inúmeros estigmas atinentes à psicologia e atendimento psicológico muitas vezes impedem que aqueles que precisam procurem ir à terapia. No entanto, a terapia é uma ferramenta eficaz para um dia a dia, hábitos, relacionamentos e amizades mais saudáveis.