Um reencontro de velhos amigos. É assim que pode ser definido o projeto Sonâncias, que reúne o pianista, acordeonista, compositor e arranjador Guilherme Ribeiro e o guitarrista, arranjador e produtor musical Fernando Baeta para uma série de apresentações na Sala Bebeto von Buettner da Chorus Escola de Música, em Campinas (SP). A primeira edição será no dia 9 de abril, às 20h, e os ingressos já estão à venda.

(Foto: Levi Macedo Lima)

Neste projeto, Guilherme Ribeiro e Fernando Baeta voltam a se reunir depois de 15 anos, retomando uma bem-sucedida parceria que marcou época no extinto bar e restaurante Estação Santa Fé entre 1999 e 2007.

Foi lá, ao lado do saudoso pianista Bebeto von Buettner (1947-2014) – que, numa grata coincidência, batiza a sala de eventos da Chorus –, que os dois ajudaram a fomentar toda uma cena artística que tomou conta do distrito de Barão Geraldo. Na época, lembram, era comum os músicos da cidade terminarem seus trabalhos em outras casas e “esticarem” até lá para fechar a noite.

Para marcar esse reencontro, o show de estreia do Sonâncias será um revival do repertório que faziam no Santa Fé, com releituras de composições de Milton Nascimento, Dori Caymmi, Chico Buarque e Hermeto Pascoal, entre outros. “A gente começou tocando lá só piano e violão, e é assim que vamos começar o Sonâncias”, diz Fernando, que espera, com este projeto, contribuir mais uma vez com a vida cultural da cidade, como aconteceu nos tempos do Santa Fé.

Guilherme também ressalta o clima de revival desse primeiro show, ao mesmo tempo em que celebra a oportunidade de “matar a saudade” de tocar com Fernando. “O Fernando foi muito importante na minha vida musical e, certamente, eu na dele. A gente começou a tocar profissionalmente juntos, no Santa Fé, numa época em que Barão Geraldo não tinha o movimento e o comércio que têm hoje. Foi uma época muito prolífera”, afirma.

Já para as próximas edições do projeto, previstas para ocorrer de dois em dois meses, sempre aos sábados, a proposta é receber convidados especiais e trabalhar repertórios diferentes. “A ideia é que o Sonâncias perdure e que a gente entre para a agenda da cidade”, reforça Guilherme.

Para tanto, diz Guilherme, é de fundamental importância a parceria com a Sala Bebeto von Buettner da Chorus, afirmação esta que encontra eco nas palavras da fundadora e diretora da Escola, Rosa Maria Gomes. “A Chorus fez 29 anos este ano. Tanto o Guilherme quanto o Fernando deram aula aqui. Eles fazem parte da nossa história.”

Rosa ainda lembra que, quando lecionaram na Chorus, Guilherme e Fernando já eram referência na música em Campinas. “Foi muito importante ter os dois aqui.” Por essa razão, quando surgiu a ideia desse projeto, fez questão de estar junto.

“A Sala Bebeto von Buettner nasceu com a ideia de ser um espaço para os músicos de Campinas e região, além de atender à demanda dos nossos alunos. A sala homenageia uma grande referência da música de Campinas, que foi professor do Guilherme e do Fernando. Por isso, retomar as apresentações nesse espaço com esses dois músicos é muito especial.”

De acordo com Fernando, todas as apresentações serão registradas em vídeo e o objetivo é, futuramente, disponibilizar esse acervo no YouTube.

CHORUS GOURMET

Os shows do projeto Sonâncias serão divididos em duas partes de 40 minutos cada em média. No intervalo das apresentações, estará em funcionamento o espaço Chorus Gourmet, com a venda de comidinhas e bebidinhas para que as pessoas possam confraternizar e conversar com os músicos. O cardápio é assinado pela nutricionista Luciana Benjamim e será diferente a cada edição.

Para a estreia, o menu escolhido será composto por dois tipos de bruschetta: de tomate e manjericão e de abobrinha e queijo. Tudo caseiro. “Não vou usar nada industrializado, será tudo artesanal, com pão de fermentação natural e ingredientes frescos preparados no dia”, afirma Luciana. Para beber, as opções são vinho, suco e água.

Projeto Sonâncias, com Guilherme Ribeiro e Fernando Baeta

Data: 9 de abril de 2022 (sábado)

Horário: 20 horas

Onde: Sala Bebeto von Buettner da Chorus Escola de Música (Avenida José Bonifácio, 2.304, Jardim das Paineiras, Campinas, SP)

Capacidade: 60 pessoas

Ingressos: R$ 35,00 e R$ 25,00 (antecipado até o dia 8/4, às 18 horas)

Reservas: WhatsApp (19) 99213-8954, com pagamento via transferência bancária (banco Itaú – Ag. 4957 – CC 00904-9) ou PIX (19 99213 8954). O comprovante deve ser enviado pelo WhatsApp ou pelo e-mail [email protected] com o assunto “Sonâncias – Show 09/04”

Formas de pagamento aceitos no dia do evento:

– Dinheiro;

– Cartão de débito; e

– PIX 19 99213 8954

(Carta Campinas com informações de divulgação)