.Por Susiana Drapeau.

Os vídeos do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em que ele “garante” que está em Kiev, capital da Ucrânia, parecem totalmente falsos e feitos com chroma key ou outra estratégia de montagem. Os vídeos das últimas semanas podem até ser verdadeiros, mas não há nenhuma evidência nas imagens, não há nada que prove que Zelensky continue em Kiev. Aliás, seria uma burrice estar lá.

(Foto de vídeo)

Obviamente, o mais correto seria ele fugir e se abrigar na Polônia ou outro país próximo. E é provavelmente isso que aconteceu. Mas ele continua dizendo que não fugiu, que continua em Kiev, cidade que está próxima de um certo total dos russos.

A mídia internacional, inclusive TV públicas de vários países, mostram os vídeos que parecem totalmente falsos e não questionam a veracidade do discurso de Zelensky. Dão como verdadeiros os vídeos toscos. A ideia de Zelensky é manter o moral da população alto para enfrentar os militares russos. A mídia internacional embarcou nessa estratégia.

Essa ação da mídia internacional ajuda o governo da Ucrânia, mas coloca pessoas despreparadas militarmente e civis ucranianos em risco de morte. Milhares de soldados ucranianos já abandonaram as frentes de batalha diante do avanço russo, mostram as TV internacionais (Veja Video), mas o governo da Ucrânia incentiva a população despreparada a pegar em armas para enfrentar o exército russo. Em uma guerra não há heróis, mas as TV internacionais e do Brasil tentam construí-los.

Vale dizer que a briga do governo ucrâniano para controlar a saída de refugiados é exatamente para impedir que homens de 18 a 60 anos saiam do país. Todos foram convocados para lutar contra os militares treinados da Rússia. Caso a Rússia controle as rotas de fugas de civis, inevitavelmente homens nessa faixa etária também estariam livres da guerra.