Em São Paulo – Nos próximos dias 18 e 19 de março, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano apresentam o concerto “Guarnieri e Mário – Paulistas Desvairados”. Sob regência do maestro Roberto Minczuk, e com a participação dos solistas Leonardo Leiva, Atalla Ayan, Juliana Taino e Carolina Faria, o repertório conta com Mozart Camargo Guarnieri em “Pedro Malazarte”, Ópera cômica em um ato com libreto de Mário de Andrade, além das obras “Quatro Poemas de Macunaíma para Voz e Orquestra”“A Serra do Rola Moça para Mezzo-soprano e Orquestra”, entre outras.

(Foto: Stig Lavor)

“Proporcionar apresentações artísticas como essa nos deixa muito felizes, já que levar cultura, arte e um pouco de história à vida das pessoas é um dos nossos principais objetivos. O espetáculo, exibido pela Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano, busca levar um pouco da história das obras de Guarnieri, além dos textos inspiradores de Mário de Andrade”, afirma Andrea Caruso Saturnino, diretora geral do Theatro Municipal.

O compositor brasileiro Mozart Camargo Guarnieri se destacou na história por suas grandes atuações em diversas funções artísticas em sua vida, como regente da Orquestra Municipal de São Paulo, membro da Academia Brasileira de Música e Diretor do Conservatório de São Paulo, além de ter sido o primeiro regente do Coral Paulistano, em 1936.

Já Mário de Andrade se destacou como um intelectual do movimento Modernista, além disso foi crucial na criação da poesia brasileira moderna, com a publicação de sua Paulicéia Desvairada, e seu protagonismo durante a Semana de Arte Moderna, em 1922.

“Esse concerto é muito especial, pois raramente se vê um programa dedicado totalmente a um compositor, neste caso a Mozart Camargo Guarnieri. Ele é considerado um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, juntamente com Villa-Lobos. Abraçou a causa nacionalista e, de uma forma muito especial, explorou a música brasileira, trazendo-a para os palcos dos teatros, para a música sinfônica e de ópera”, conta Roberto Minczuk, regente da Orquestra Sinfônica Municipal.

Para mais informações, acesse o site.

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL E CORAL PAULISTANO

GUARNIERI E MÁRIO – PAULISTAS DESVAIRADOS

18 MAR sexta-feira 20h00

19 MAR sábado 17h00

Theatro Municipal de São Paulo

CORAL PAULISTANO

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL

Roberto Minczuk, regência

Solista a ser anunciado, Pedro Malazarte

Atalla Ayan, Alemão

Juliana Taino, Baiana

Repertório

MOZART CAMARGO GUARNIERI (1907 – 1993)

Pedro Malazarte (33′)

Ópera cômica em um ato com libreto de Mário de Andrade

MOZART CAMARGO GUARNIERI (1907 – 1993)

Quatro Poemas de Macunaíma para Voz e Orquestra (10’)

I. Rudá, Rudá

II. Antianti é tapejara

III. Mandu sarará

IV. Sai, aruê

MOZART CAMARGO GUARNIERI (1907 – 1993)

A Serra do Rola Moça para Mezzo-soprano e Orquestra (9’)

E outras obras de Guarnieri com textos de Mário de Andrade

Ingressos: R$ 10,00 a R$ 60,00 (inteira)

Duração: 70’

Classificação: livre

(Carta Campinas com informações de divulgação)