O coletivo “Fundo Haja” será lançado oficialmente no dia 17 de março, às 19h, com show do Núcleo de Samba do Cupinzeiro, no Pavão Cultural, em Barão Geraldo. A venda dos ingressos será revertida para moradia social.

(foto de tela – inst)

O Fundo Haja é uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de comprar imóveis vazios, especialmente aqueles de interesse histórico e cultural em áreas centrais, reformá-los e disponibilizá-los para locação social, promovendo moradia digna a preços acessíveis para a população de baixa renda.

A proposta do grupo é a recuperação e reocupação de imóveis vazios ou ociosos, de interesse cultural abandonados ou em risco, oferecendo aluguéis acessíveis às populações de baixa renda em regiões centrais, com grande concentração de serviços, infraestrutura e emprego. Os imóveis adquiridos pelo Fundo Haja serão alugados por um valor acessível e solidário, entre 30 e 40% abaixo dos valores de mercado e até 30% da renda das famílias locatárias. O público-alvo são famílias com renda de 1 a 3 salários mínimos, preferencialmente chefiadas por mulheres com filhos e da periferia de Campinas, ou RMC – Região Metropolitana de Campinas, que trabalhem no Centro.

Através de financiamento coletivo, um grupo de investidores sociais já comprou o primeiro imóvel, uma linda casinha de 1925 que estava sem uso no Centro de Campinas. Com a contribuição de arquitetos voluntários, a regularização, o projeto executivo e as aprovações estão em andamento e as obras de restauração e adaptação devem iniciar em maio deste ano.

Pessoas físicas, empresas ou instituições podem se tornar apoiadores e doadores sociais. As doações recebidas dos apoiadores são depositadas em um fundo, e ao atingir um determinado valor, um novo imóvel é comprado e reformado ou restaurado. (com informações de divulgação)

Interessados em participar ou apoiar o projeto, ser doador, investidor social ou voluntário, podem entrar em contato pelo [email protected] ou pelo instagram @fundohaja.

Lançamento Oficial “Fundo Haja”

Quando: dia 17/03, às 19h

Onde: Pavão Cultural Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708

Reservas antecipadas: (19) 996334104, R$ 40,00

Vacinação obrigatória