.Por Susiana Drapeau.

Em menos de um ano, o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, mostrou duas formas de tratar imigrantes e refugiados.

(foto de vídeo)

Cerca de 3 mil refugiados, que chegaram à fronteira dos Estados Unidos em setembro do ano passado (2021), foram tratados com chicote pela guarda montada. Imagens correram o mundo mostrando o tratamento dados pelo governo Biden aos refugiados. Além de tentar barrar a entrada, o governo Biden deportava os que entravam. Muitos refugiados e migrantes que tentam entrar nos EUA vão parar em prisões.

Ativistas de direitos humanos condenaram as imagens de agentes da fronteira dos Estados Unidos, montados a cavalo, tentando afastar os imigrantes os golpeando como gado. O secretário de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas, saiu em defesa de seu departamento após algumas imagens serem divulgadas mostrando agentes da imigração montados a cavalo perseguindo os haitianos na fronteira.

Agora, a situação mudou. Biden disse nesta sexta-feira, 24 de março, que irá destinar um bilhão de dólares (cerca de R$ 5 bilhões) à Polônia para ajudar na situação humanitária dos refugiados no país. Mais que isso, Bidem afirmou: “comida, cobertores, cuidados médicos ou serviços de saúde, as pessoas precisam disso agora, o mais rápido possível. Ontem eu anunciei que estamos preparados para trazer mais um bilhão de dólares para os afetados pelos impactos negativos dessa guerra”.

Isso é o que se pode chamar de política (des)humanitária.