O professor Reginaldo Nasser, do departamento de Relações Internacionais da PUC-SP, afirmou em entrevista para Marina Amaral, da Agência Pública, que a Rússia não voltará atrás na invasão da Ucrânia e o governo Biden está colocando fogo com armas e sanções. A guerra deve se prolongar.

Reginaldo Nasser (imagem ag publica – reprodução)

Na entrevista, o professor deixou claro que a guerra da Ucrânia é uma guerra dos EUA/OTAN contra a Rússia, mas as bombas caem na Ucrânia. “Olha, é muito interessante porque quem falou pela Ucrânia a maior parte do tempo, pelo menos até a invasão, foi o Biden. Eu até fiz uma matéria para a Carta Capital sobre isso, você não ouvia o Zelensky falar. Para mim está claro que o Biden insuflou: ‘temos armas, vamos te ajudar’. Mas o Zelensky sabe manejar bem. Ele tem duas armas que estão sendo as estrelas da guerra: o drone turco e o Javelin, que é um míssil anti-tanque. E pra eles poderem usar essas armas têm que ter treinado muito antes. Pode ser que não fosse com o conhecimento do presidente, talvez um nexo entre os militares, mas os ucranianos estavam se preparando. E o Biden jogou fogo. Porque a questão da Rússia não é com o Zelensky, mas com os Estados Unidos, a Otan. E o Biden não quer acordo. Nem antes, nem agora. Ele está mandando armas. E as armas que o Biden está mandando não são capazes de reverter o curso da guerra, elas prolongam a guerra. É guerra de atrito, guerra de fricção. Quando a defesa é forte o bastante pra não deixar ocupar, mas não o suficiente para reverter a guerra. Ontem eu li um general americano aposentado dizendo: o Putin vai deixar isso aí se prolongar até sumir da mídia, aí ele vai fazer ataques e resolver isso. É guerra de desgaste. Mas os russos também estão desgastados(…) O Biden também foi um grande entusiasta dos bombardeios em Belgrado em 1999 e, nesse caso da Ucrânia, acho que ele também foi além da medida. Não vamos esquecer que em dezembro o Putin fez uma proposta para o Biden sobre a Ucrânia. O Biden nem ligou”. 

E continuou:

“Quantos dias durou a guerra de Kosovo? 76 dias. E a Sérvia não tinha ninguém pra ajudar igual a Ucrânia, o maior país da Europa, tem. E acho que os russos não sabiam o quanto de arma e de treino tinha ali. Outro dia eu li o secretário da Otan, foi pouco divulgado, dizendo que estava muito feliz com o treinamento que eles tinham dado para a Ucrânia todos esses anos e comemorando o “ótimo desempenho” dos ucranianos. Esse preparo pegou o Putin de surpresa. E também as sanções, que ele não imaginava que seriam nesse nível. Aquela conversa com Xi Jinping acho que já era pra avisar da guerra. Jinping já sabia, com certeza. Porque o Putin também se garantiu. Porque não é o que ele pensava, mas ele também não está tão isolado assim. Ontem vi o Paquistão apoiando a Índia, eles que são brigados, porque a Índia não está contra a Rússia.  Então, China, Índia, África do Sul não entraram nessa. Nem lá nem cá. Não se esperava um consenso tão grande no Ocidente mas também não era esperado, nessa dimensão, um apoio do não Ocidente. (Veja entrevista integral AQUI)