A Prefeitura de Campinas, comandada por Dario Saadi (Republicanos) resolveu retirar todos os brinquedos feitos com pneus para lazer de crianças em uma área praticamente abandonada no Parque São Quirino, próximo ao bairro Taquaral. Além de retirar os brinquedos, a prefeitura multou o professor Elson Dias, que construiu o projeto para ser um espaço de lazer para as crianças da região durante o período de recesso escolar provocado pela pandemia. Os brinquedos foram instalados na praça Lafayette Arruda de Camargo.

(foto de tela – insta – div)

Um abaixo-assinado na internet, já com mais de 3 mil assinaturas, pede a volta dos brinquedos e a revogação da multa. “O professor teve a sua inspiração na neta Ravena, de 1 ano e 9 meses, porque durante a pandemia da Covid-19 e o isolamento social ajudou a filha nos cuidados da pequena enquanto a creche estava fechada para que a mãe trabalhasse diante de uma calamidade pública que assolou o mundo. A ideia foi um enorme sucesso, ganhou adesão da comunidade, apoiada pelos moradores se expandiu, vindo pessoas de fora da cidade no espaço e recebendo doações até do exterior para a manutenção dos brinquedos das crianças”, diz o abaixo-assinado.

Segundo a petição, “mesmo com os moradores fazendo a autogestão do espaço, dos balanços, e cuidando da natureza entorno (com o recolhimento do lixo por exemplo), em um espaço público antes abandonado ao descaso pela Municipalidade, se vê ameaçado por esta mesma gestão e está com os dias contados.”

Segundo o relato, “em 14 de dezembro último ele participou de uma reunião no Departamento de Parques e Jardins da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e informado que deveria realizar a retirada dos balanços sem justificativas plausíveis. Após, compareceram para realizar uma suposta vistoria e laudo técnico de inadequação dos brinquedos nas normas e cometimento de crime ambiental por estarem afixados nas árvores. No dia seguinte, em 16 de dezembro, foi notificado em sua residência com aviso de recebimento para que retirasse os brinquedos das crianças EM 48 HORAS sob pena de multa. Não houve qualquer tratativa de diálogo dos agentes públicos para que o lazer das crianças fosse preservado e nem buscadas quaisquer vias para tornar a praça um ambiente melhor para os frequentadores”.

E continua: “O que se percebe é uma completa negligência da Prefeitura no cuidado com o bem público, sobretudo, com os outros equipamentos da praça anteriores ao projeto que não contavam com manutenção em dia de forma a assegurar a segurança dos usuários, como balanços, lixeiras e até postes inutilizados e uma imprudência e imperícia em boicotar, sabotar, destruir e vandalizar a iniciativa do cidadão comum de cuidar da sociedade. Salta aos olhos a forma como o Poder Público se mune da legislação para proteger interesse próprio e particular em detrimento do interesse público e coletivo, totalmente antidemocrático e prejudicial à comunidade, principalmente, às nossas crianças”.

A vereadora Mariana Conti (Psol) também criticou a ação em rede social. “Nós estamos acompanhando, e vamos cobrar justificativas da prefeitura para essa ação sem nenhum sentido!”, afirmou.

Veja a página dos brinquedos no Instagram

Veja o Abaixo-Assinado.