Categories: Geral

Moção da ADunicamp repudia a liberação de mais sete projetos de garimpo na Amazônia

A ADunicamp (Associação de Docentes da Unicamp) divulgou nesta terça-feira, 7 de dezembro, uma moção de protesto e repúdio contra a decisão do general Augusto Heleno, ministro do Gabinete da Segurança Institucional da Presidência, que autorizou a operação de mais sete projetos de garimpo na região mais preservada da Amazônia.

A moção afirma que, além de colocar em risco as 23 etnias que habitam São Gabriel da Cachoeira, considerado o “município mais indígena do Brasil”, o garimpo é realizado sem controle institucional e constitui uma ameaça às riquezas ambientais e minerais do país. Leia, abaixo, a integra da moção:

“A ADunicamp protesta contra e repudia a decisão do general Augusto Heleno que acaba de autorizar mais sete projetos de garimpo de ouro em rios de uma das regiões mais preservadas da Amazônia e onde habitam 23 etnias indígenas.

O general, um dos principais conselheiros do governo Jair Bolsonaro e ministro do Gabinete da Segurança Institucional da Presidência, órgão que concede as autorizações, deu aval para os garimpos em São Gabriel da Cachoeira, município de 35 mil habitantes considerado o mais indígena do país, a 1.100 km de Manaus numa área praticamente intocada da floresta, na fronteira com Colômbia e Venezuela.

Com estes, os projetos considerados danosos de exploração de riquezas naturais na Amazônia autorizados por Heleno somam 81, 45 dos quais concretizados neste ano de 2021.

Os novos sete projetos, além de representarem graves riscos às comunidades indígenas próximas, são um verdadeiro saque às riquezas naturais do país, uma vez que diversas entidades que acompanham a exploração da Amazônia e as comunidades indígenas denunciam que o garimpo é realizado de forma descontrolada, sem nenhuma tipificação dos materiais e o ouro é comercializado sem que órgãos de controle possam sequer fiscalizar.

A ADunicamp se une às entidades que denunciam a invasão, com patrocínio do governo, de áreas destinadas à preservação ambiental e às reservas indígenas, com sérios prejuízos à floresta e às comunidades que sobrevivem da natureza e que dependem desses rios para sobreviver.”

Carta Campinas

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

3 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

4 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

8 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

8 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

9 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago