Previsto inicialmente para circular por cinco Pontos de Cultura de Campinas, o lançamento do disco “Corredeira”, do músico campineiro Pedro Barsa e da cantora Graciela Soares fez uma alteração de rota durante a pandemia: ao invés do show presencial, foi realizada a captação de imagens nos locais e a edição do que se tornou o filme “Corredeira Lab”. O resultado completo do trabalho poderá ser visto neste final de semana. De 17 a 19 de dezembro, o filme será exibido, gratuitamente, no YouTube dos Pontos de Cultura, entre eles a Casa de Cultura Ibaô, a Sociedade Beneficente dos Amigos da Vila I.A.P.I, o Espaço Cultural Urucungos, o Espaço Cultural Quintal Garatuja e a Casa de Cultura Fazenda Roseira.

Corredeira (Imagem: CHUN/Divulgação)

Grande ligação entre a produção artística e estes espaços, que são alguns dos mais relevantes para a história e cultura de Campinas, a música afro-brasileira foi um ponto chave que definiu o enredo dos cinco shows. “Coincidentemente ou não, em cada lugar conseguimos enaltecer um dos ritmos que influenciou nossa produção no disco: no Ibaô o afoxé, o samba e o pagode na Vila Teixeira, e assim por diante”, explica Pedro Barsa. Em local, os agentes culturais apontaram no filme o momento que viveram e como lidaram com as adversidades impostas pela pandemia.

O filme-show é a execução do álbum “Corredeira”, que traz a produção musical de Diogo Nazareth, com participações especiais de artistas importantes para o cenário cultural de Campinas. Com duração aproximada de 70 minutos, o “Corredeira LAB” buscou dialogar e criar redes com os Pontos de Cultura da cidade. Cinco pontos de cultura são representados no filme com a participação de seus integrantes nas canções do repertório.

Com uma representação diversa da cena cultural Campineira, o repertório passa pelo samba, samba de roda, nova MPB e ainda conta com ritmos tradicionais como o Jongo e o Afoxé. Os elementos de dança também são muito presentes durante o espetáculo. Para a série de lives, foram convidados os músicos Matheus Crippa (guitarrista) e Jackie Cunha (percussionista) para integrar a banda de apoio.

O projeto Corredeira foi contemplado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 39/2020 promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e o Governo Federal.

(Foto: Divulgação)

Exibição do filme-show “Corredeira LAB”

17 a 19/12/2021, pelo YouTube dos Pontos de Cultura:

17/12 (sexta) – 16h

No Youtube da Comunidade Jongo Dito Ribeiro

https://www.youtube.com/user/jongoditoribeiro

17/12 (sexta) – 20h

Espaço Cultural Urucungos

https://www.youtube.com/user/urucungos

18/12 (sábado) – 16h

Espaço Cultural Quintal Garatuja

Pelo canal do Coletivo Passarinha

https://www.youtube.com/channel/UCCtn4zI7ySRbMdvazlw0bLQ

18/12 (sábado) – 20h

Casa de Cultura IBAÔ

https://www.youtube.com/c/pontodeculturaibao

19/12 (domingo) – 16h

Sociedade Beneficente dos Amigos da Vila I.A.P.I

Pelo canal do Pagode da Vó Tiana

https://www.youtube.com/channel/UCf7uxC_RyrrTe_nGHUHnmEQ

19/12 (domingo) – 20h

Projeto Corredeira

https://www.youtube.com/c/PedroBarsa

(Imagem: Divulgação)

Ficha técnica

Banda Projeto Corredeira 

Graciela Soares 

Pedro Barsa 

Diogo Nazareth 

Matheus Crippa 

Jackie Cunha 

Participações Especiais 

Bianca Lúcia 

David Rosa 

Mayara Rodrigues (Fulô) 

Felipe Mello 

Sinhá Rosária 

Dudu Ferraz 

Pamella Villanova 

Guilherme Fidelis 

Equipe 

Direção: Pedro Barsa

Direção Artística: Bruna Schroeder 

Direção de Fotografia: Levi Munhoz 

Direção de Produção: Bruna Schroeder e Vini Silveira 

Realização: Território Produções Culturais, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo Federal.

(Carta Campinas com informações de divulgação)