Neste sábado, dia 9, às 16h, dentro da programação do Circuito Urbano 2021 da ONU Habitat – programa das Nações Unidas para o desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável, acontece o debate “Patrimônio Cultural e Natural de Campinas: o papel da preservação e do resgate da memória urbana para uma cidade mais inclusiva e socialmente justa”. O evento é organizado pelo Espaço Cultural Roseli Bianco e será transmitido online pelo Youtube.

(foto de tela)

Campinas é um município privilegiado em espaços verdes no seu entorno, em virtude de sua extensa zona rural, com dezenas de fazendas históricas da época do café. No entanto, o crescimento desordenado e a falta de ações concretas de preservação desse patrimônio histórico e natural vêm colocando em risco a qualidade de vida da cidade, devido a especulação imobiliária e pela crescente degradação ambiental, gerando um processo contínuo de gentrificação.

Por outro lado, Campinas têm vários exemplos de movimentos sociais e culturais que buscam preservar, ocupar e resgatar a memória desse patrimônio para promover inclusão e justiça social. O evento tem como objetivo promover o diálogo entre grupos e movimentos sociais que contribuem de alguma forma com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Campinas. (Com informações de divulgação)

Programação:

Mediação: Denise Anzorena Simeão (Jornalista e Coordenadora do Espaço Político e Cultural Roseli Bianco).

Apresentação do tema: Rogerio Garcia Fernandez (Cientista Político e Doutor em Comunicação).

Debatedores: Alessandra Ribeiro (Historiadora, Doutora em Urbanismo e Mestre da Comunidade Jongo Dito Ribeiro em Campinas) e Manuel Rosa Bueno (Coordenador do Movimento Pró-Parque de Barão Geraldo).

Confira a programação e transmissão no link https://www.inscricoes.circuitourbano.org/trabalho/view?ID_TRABALHO=209#.YV7fBAc37I4.whatsapp