Online – A obra de Paulo Leminski e a tradução literária são os temas abordados na nova programação dos museus Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida que oferecem atividades literárias gratuitas pela plataforma Zoom.

O curso Paulo Leminski: História mal contada e pensamento selvagem discutirá as proposições de uma “história mal contada” e de “um pensamento selvagem”, propostas por Leminski a partir de um gesto de “infinita estranheza, relação que nem classifica, nem se hierarquiza”. Serão abordados seus ensaios, publicados como Anseios Crípticos, e as quatro biografias-ensaio que escreveu, de Cruz e Sousa, Matsuo Bashô, Jesus Cristo e León Trótski, num conjunto que denominou Vida. As aulas, que serão ministradas pelo poeta, professor e crítico literário Manoel Ricardo de Lima acontecerão às terças e quintas-feiras, 28 e 30 de setembro e 5 e 7 de outubro, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas neste link.

(Imagem: Divulgação)

O livro-ensaio de Rodrigo Garcia Lopes, Roteiro Literário – Paulo Leminski, faz um perfil inédito do autor paranaense ao misturar biografia, depoimentos de Leminski, crítica literária, teoria e práxis poética, além de discutir a relação do poeta com sua cidade e traçar um roteiro de sua geografia afetiva. Na palestra Roteiro literário – Paulo Leminski, Rodrigo pretende abordar as diversas faces do poeta, que foi também romancista, tradutor, compositor, músico, ensaísta, judoca e publicitário. O evento será realizado quarta-feira, dia 29 de setembro, das 19h às 21h. Para participar, é necessário se inscrever previamente aqui.

Poetas-tradutores e a poesia traduzida no Brasil é um curso cujo objetivo é resgatar o papel dos poetas brasileiros na seleção e na tradução da poesia estrangeira em circulação no país e, assim, analisar os impactos dessas escolhas na literatura nacional. Serão apresentados os poetas-tradutores que atuaram em diferentes períodos da nossa história literária e as suas respectivas obras tradutórias, bem como dados que ajudam a entender este importante subsistema da literatura e da cultura que é a poesia traduzida. Ministrado por Marlova Assef, os encontros acontecerão às quartas-feiras, 6, 13, 20, 27 de outubro, das 19h às 21h. As inscrições devem ser realizadas até o dia 4 de outubro neste link.

A tradução é uma atividade privilegiada para se pensar a interculturalidade e o plurilinguismo, dois temas importantes para a reflexão sobre a literatura belga francófona. A partir dessas ideias, a oficina Traduzindo literatura belga francófona pretende oferecer aos participantes um espaço de prática da tradução literária de textos em prosa da literatura belga francófona contemporânea, de Adeline Dieudonné e Caroline Mulder. Durante os dias 7, 14, 21, 28 de outubro, das 19h às 21h, serão discutidas questões interculturais da tradução, os desafios da abordagem de textos contemporâneos, sua poética e temas sensíveis. A oficina resulta de uma parceria entre o Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida com a Valônia-Bruxelas Internacional, representação cultural francófona da Bélgica. Os interessados devem se inscrever neste link até o dia 5 de outubro.

Casa das Rosas:

CURSO
PAULO LEMINSKI: HISTÓRIA MAL CONTADA E PENSAMENTO SELVAGEM

Com Manoel Ricardo de Lima
Terças e quintas-feiras, 28 e 30 de setembro, 5 e 7 de outubro, das 19h às 21h
Plataforma: Zoom
Inscrições até 28 de setembro:
https://www.casadasrosas.org.br/agenda/paulo-leminski-histria-mal-contada-e-pensamento-selvagem

Casa Guilherme de Almeida:

Palestra
ROTEIRO LITERÁRIO – PAULO LEMINSKI

Com Rodrigo Garcia Lopes
Quarta-feira, dia 29 de setembro das 19h às 21h
Plataforma: Zoom
Inscrições até 27 de setembro: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/c35624e2cceae64a8589f7aa04c411b2

Curso
POETAS-TRADUTORES E A POESIA TRADUZIDA NO BRASIL
Com Marlova Asseff
Quartas-feiras, 6, 13, 20, 27 de outubro, das 19h às 21h
Plataforma: Zoom
Incrições até 4 de outubro: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/ec703769ab1025a5cb18344a3e68ee55

Oficina
TRADUZINDO LITERATURA BELGA FRANCÓFONA
Com Letícia Mei
Quintas-feiras, 7, 14, 21, 28 de outubro, das 19h às 21h
Plataforma: Zoom
Incrições até 5 de outubro: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/fbff791ef0770855e599ea6f87d41653

Casa das Rosas
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447 | E-mail: [email protected]
Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site: https://casadasrosas.org.br/agendamento-e-normas-de-visitacao/
A Casa das Rosas ainda oferece videoguia em Libras. Acesse em https://bit.ly/32ue9M8
O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites https://www.casadasrosas.org.br/ e https://poiesis.org.br/maiscultura/
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador e videoguia em libras.
Programação gratuita

Casa Guilherme de Almeida
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128 | E-mail: [email protected][email protected]
Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu. O restante das atividades continua virtual e com programação pelos sites da Casa Guilherme de Almeida e +Cultura
R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo | Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita

(Carta Campinas com informações de divulgação)