A FDA (Food and Drug Administration), espécie de Anvisa dos Estados Unidos, fez uma publicação alertando as pessoas para que parem de tomar o remédio Ivermectina contra a Covid-19. Normalmente, o vermífugo é usado em animais nos EUA. “Você não é um cavalo, Você não é uma vaca”, alertou uma postagem da Agência em rede social.

Aqui no Brasil, o presidente Bolsonaro defendeu publicamente o uso da ivermectina no combate a Covid-19, o que levou milhares de pessoas a tomarem a medicação ineficaz e gerou milhões de reais em lucro para laboratórios particulares, o que está sendo investigado pela CPI da Covid-19. Integrantes do governo também defenderam a ‘imunidade de rebanho’.
“Parece haver um interesse crescente em uma droga chamada ivermectina para tratar humanos com COVID-19. A ivermectina é freqüentemente usada nos Estados Unidos para tratar ou prevenir parasitas em animais. O FDA recebeu vários relatórios de pacientes que necessitaram de suporte médico e foram hospitalizados após se automedicarem com ivermectina destinada a cavalos”, informou a agência.
A FDA também alertou que tomar grandes doses dessa droga é perigoso e pode causar sérios danos. “Nunca use medicamentos destinados a animais em você. As preparações de ivermectina para animais são muito diferentes das aprovadas para humanos”, alertou.
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.