No próximo dia 27 de agosto, sexta-feira, estreia o novo trabalho do músico Alê Freire, “Lugar Sentido”, no Youtube (https://www.youtube.com/alefreire). O projeto foi financiado pela Lei Aldir Blanc de Campinas.

Trata-se de dois vídeos. Nos dias 27 e 28 de Agosto, às 20h, estreia “Lugar Sentido – percurso poético: curta-metragem sobre o processo criativo”, e nos dias 3, 4 e 5 de setembro, às 20h, será exibido “Lugar Sentido – drama musical em 3 atos”.

(Foto: Divulgação)

A Terra respira, é Mãe geradora de tudo. Warareté. Tudo vem do escuro. Dentro da terra é escuro. Dentro de nós é escuro. A voz é mistério, domínio do sopro que vem do escuro. Assim fala arandoa, o sábio da aldeia. Nascemos da Terra e somos parte dela, mas nos esquecemos dessa sabedoria fundamental. Quantos conflitos esse esquecimento vem causando, há séculos! Territórios invadidos, corpos invadidos. Favelas e mais favelas. A Terra arde em chamas. Para fazer pasto, para passar a boiada. Rios inteiros são mortos. Ainda hoje, indígenas e negros têm seus territórios profanados. Mas a aldeia e o quilombo se levantam ao amanhecer do dia. No fim, há esperança.

“Lugar Sentido” assume a música, mais especificamente a canção, como uma arte da cena, e explora possibilidades de integração com o teatro e a dança contemporânea, embora não se trate de um musical.

O espetáculo, apresentado em forma de vídeo, é desenvolvido em três atos. No palco, Alê Freire (voz, viola brasileira e dança), Eddy Andrade (voz, violão, contrabaixo e pífano) e Edu Guimarães (sanfona). 

(Carta Campinas com informações de divulgação)