O Trio Zaravi – Zarb, Rabeca e Viola Caipira – fará três lives musicais temáticas em parceria com o Duo Gastronômico Sabiá em seu canal do YouTube no próximo final de semana (dias 09, 10 e 11 de julho – sexta, sábado e domingo) a partir das 18h. O novo projeto do trio musical é gratuito e recomendado para todos os públicos, com apoio do ProAc Lab, edital de financiamento cultural da Secretaria Especial da Cultural do Governo do Estado de São Paulo e conta com o apoio da Cia Tugudum, espaço de onde será transmitida a live.

As lives serão temáticas, sendo lideradas cada dia por um dos instrumentos que compõem o trio. Os repertórios serão divididos em: ‘Rabecas e a Comida Caiçara’, ‘Viola e a Comida Caipira’ e ‘Zarb e a Comida Árabe’. Os três shows irão mostrar um pouco destes universos, entrelaçando música e gastronomia, 100% ao vivo.

(Foto: Hélio Carvalho)

Zaravi Trio é uma banda de Campinas-SP que une vanguarda e cultura popular, bebendo das diversas matrizes culturais que compõem o povo brasileiro em sons autorais com uma experiência timbrística diferenciada trazida pelo Zarb. “É interessante notar e atentar às formações eruditas dos três instrumentistas, fazendo soar o conjunto como um grupo de câmera mas ao mesmo tempo enfatizando o apreço à nossa música popular”, diz João Dalgalarrondo, um dos integrantes do trio.

Veja abaixo mais detalhes da programação:

Sexta, dia 09: Zarb e a Comida Árabe

Tombak ou Zarb é um instrumento de percussão iraniano, feito tradicionalmente em corpo de madeira, utilizado no mundo Persa e nas nações próximas: Turquia, Irã (Persas), Quirguízia e Israel. Apesar de não ser um instrumento originalmente árabe, ele é muito tocado na região dessa cultura, por isso o primeiro show-live vai trazer a música liderada pelo Zarb, acompanhado de uma das delícias mais conhecidas no Brasil da culinária árabe: Babaganush com chapati, prato tipicamente libanês.

Sábado, dia 10: Rabecas e a Comida Caiçara

A rabeca é um instrumento de arco, precursor do violino, tendo-se notícias de sua utilização desde a Idade Média. No Brasil, encontramos a rabeca de norte a sul, confeccionada por artistas populares em comunidades rurais. Sua construção, afinação e a maneira de tocar mudam conforme a região de origem e ultimamente a Rabeca tem sido difundida por músicos populares que a trouxeram para os grandes centros urbanos. É por isso que o segundo dia traz a Rabeca direcionando o som, acompanhado pela deliciosa comida Caiçara feita pelo duo Sabiá: Mandioca rosti recheada com camarão e palmito.

Domingo, dia 11: Viola e a Comida Caipira

A viola tem sua origem nas violas portuguesas oriundas de instrumentos árabes, como o alaúde. As violas são descendentes diretas da guitarra latina, que, por sua vez, tem uma origem arábico-persa. Mais tarde as violas passaram as ser feitas de madeiras nobres da região, o que sempre houve em grande quantidade no Brasil. Europeus, crioulos, mestiços, caboclos, cafuzos, mamelucos, etc, passaram a construir os instrumentos aqui, e foi assim que a viola se tornou um dos instrumentos mais populares do país. Como a conhecida Viola Caipira, a culinária que vai dar o cheiro e o sabor para a terceira live-show desta sequência é a comida Caipira, tão apreciada nos mais diversos cantos do Brasil, com pastel de angu de carne e de queijo, e bolinho de arroz com pancs.

O projeto reúne novas abordagens musicais e formas contemporâneas de transpor a arte para o público. Ações que reúnem conhecimento consistente e comunicação atenta às novas mídias. Em uma ação audiovisual, o grupo propõe fazer arte, educar e compartilhar com o público e outros artistas uma combinação de um Brasil eclético.

Zaravi e Sabiá: música e gastronomia

Quando: 09, 10 e 11 de julho de 2021 – sexta, sábado e domingo, às 18h

Onde: Canal do YouTube do Zaravi Trio https://www.youtube.com/channel/UCo_KsryTI65hAN8usme4Vdw

Zaravi Trio:

Esdras Rodrigues na Rabeca

João Dalgalarrondo no Zarb

Thiago Rossi na Viola Caipira

Cia Tugudum:

Espaço Cultural de Dança, Artes Cênicas e Música com mais de 20 anos.

Redes Sociais:

Zaravi Trio: https://www.instagram.com/zaravitrio/

Sabiá: https://www.instagram.com/gleba.sabia/

Cia. Tugudum: https://www.instagram.com/ciatugudum/

(Carta Campinas com informações de divulgação)