A prefeitura de Campinas divulgou um alto índice de vacinação da segunda dose contra a Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, 99,6% dos que tomaram a primeira dose teriam voltado para tomar a segunda. O índice de faltosos para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Campinas seria de 0,4%, o que significa que 2.774 de 658.721 pessoas deixaram de completar a imunização.

(foto adriano rosa – pmc – div – dp)

No entanto, esse índice pode ser enganoso porque relaciona o número da segunda dose com os números da primeira, e não exclusivamente com os que efetivamente tomaram a segunda dose, que seria bem inferior a 658 mil pessoas. Os dados fazem parte do último levantamento da Pasta, datado de 29 de junho.

“Esse índice de absenteísmo da segunda dose em Campinas é um dos mais baixos do País e acredito que isso seja resultado da organização da vacinação, por meio do agendamento. É motivo de orgulho para a Secretaria de Saúde e para a Prefeitura”, disse o secretário de Saúde, Lair Zambon.

Além do sistema de agendamento, que conta com o envio de SMS e e-mail na véspera da aplicação da segunda dose, a secretaria realiza busca ativa de pessoas que não retornaram para a segunda dose, por meio de contato telefônico e, se necessário, presencialmente. “Quando a pessoa recebe a primeira dose, a unidade de saúde já agenda a segunda. Portanto, ela vai embora com data, local e horário da segunda dose já garantidos”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben.

A diretora do Devisa reitera a importância da conclusão do esquema vacinal para garantir a proteção contra a Covid-19. A imunização completa prevê duas doses das vacinas do Butantan (intervalo de 21 a 28 dias entre as aplicações), assim como a da Fiocruz e Pfizer (12 semanas entre uma dose e outra). A Janssen, por enquanto voltada apenas para a população vulnerável, é aplicada em dose única.

As pessoas que não tomaram a segunda dose do imunizante no prazo devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde por meio do telefone 160. (Com informações de divulgação)