Uma reportagem da Agência Pública mostra que o governo dos Estados Unidos está treinando crianças e jovens de 12 a 18 anos que falam português para dar o primeiro passo a caminho de se tornarem “guerreiros cibernéticos” e, com sorte, um dia trabalharem como espiões na Agência de Segurança Nacional (NSA), a principal agência de espionagem digital do país. 

(foto ilustrt sora shimazaki – pxl)

De acordo com o texto de Andrew Fishman, a Universidade de Washington, no noroeste do país, vai ministrar este ano dois programas de acampamento de férias de verão gratuitos, em que alunos do ensino médio podem aprender um currículo básico de segurança cibernética desenhado pela NSA. Pela primeira vez, o curso será ensinado totalmente em português, segundo descobriu uma investigação da Pública. O primeiro acontece entre 12 e 30 de julho, e o segundo entre 2 e 6 de agosto. O primeiro curso é online e o segundo é online e presencial. Serão aceitos 120 alunos. 

“Responsável pelo programa, o professor Eduardo Viana da Silva, catarinense de voz gentil e jeito amigável, conversou com a reportagem e afirmou que o curso oferece “uma janela para alguns caminhos profissionais que os alunos podem explorar no futuro” na área de segurança cibernética, seja dentro ou fora do governo americano. O acampamento de férias faz parte do programa GenCyber (Geração Cibernética), da NSA, uma das várias iniciativas financiadas pelo Departamento de Defesa para criar e treinar possíveis recrutas para agências de espionagem e as Forças Armadas”, anota Fishman.

O texto relata ainda que o presidente dos EUA, Joe Biden, solicitou em abril que o Congresso aprovasse US$ 753 bilhões em gastos com segurança nacional para 2022. O valor equivale a mais de 90% do orçamento federal total do Brasil. Os EUA são de longe o país que mais gastam com defesa no mundo. 

“Os EUA têm uma longa história de espionagem secreta no Brasil. Hoje em dia a NSA tornou-se uma das principais agências a liderar essa espionagem. A NSA é a maior agência de inteligência com foco em espionagem digital do mundo. O total de funcionários da NSA é classificado, mas é estimado de ser entre 30 e 40 mil com dezenas de milhares de terceirizados adicionais. Em 2013, o analista terceirizado Edward Snowden vazou milhares de documentos internos da NSA, mostrando como a agência espionava cidadãos do mundo inteiro, inclusive norte-americanos. Snowden vive até hoje exilado na Rússia. Revelações do arquivo de Snowden mostraram que a NSA e seus aliados canadenses vinham espionando o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras, causando uma crise política entre os governos de Dilma Rousseff e Barack Obama. Revelações subsequentes do WikiLeaks, publicadas pela Pública, mostraram que a NSA também estava espionando a presidente Dilma e seus principais assessores (exatamente como eles estavam, e provavelmente estão, fazendo com muitos líderes mundiais). Os frutos dessa espionagem são regularmente incluídos nos relatórios diários de inteligência do presidente e são usados por oficiais dos EUA para diversos fins, incluindo negociações de tratados comerciais”, anota. (Veja reportagem completa AQUI)