1. Mortes por faixa etária por Covid-19 em Campinas (imagem pref munic de campinas)

A mortalidade masculina por Covid-19 em Campinas na faixa etária das pessoas economicamente mais ativas é 67% maior do que a mortalidade feminina. Desde o início da pandemia, as mortes pela doença entre 20 e 59 anos foram de 616 homens contra 348 mulheres. Os dados foram coletados pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campinas.

Na faixa entre 30 e 39 anos, por exemplo, a mortalidade masculina é mais de 100% maior do que a feminina. Outro dado é que a mortalidade é praticamente igual entre entre homens e mulheres mais novos e entre os mais velhos. Até os 29 anos, a mortalidade é praticamente igual. A partir dos 60 anos, a tendência também é de igualdade no número de mortes entre homens e mulheres.

2. Contaminação por Covid por faixa etária em Campinas (fonte pmc)

Um dado relevante é que a contaminação não é maior entre os homens dessa faixa etária economicamente ativa. Segundo dados da Vigilância Sanitária de Campinas, em todas essas faixas, o número de mulheres contaminadas é superior ao de homens. (veja imagem 2 – menor) Por exemplo, na faixa entre 30 e 39 anos em que a mortalidade masculina é mais de 100% maior do que a feminina, o número de mulheres que se contaminou com o vírus foi maior em quase 2 mil pessoas (14.335 mulheres contra 12.518 homens).

Essa diferença ainda não está clara para os cientistas, mas os imunologistas Takehiro Takahashi e Akiko Iwasaki, da Universidade de Yale (EUA), em um artigo publicado na Science recentemente lembram que, em geral, as mulheres têm sistema imunológico mais eficaz do que os homens. As mulheres geram mais imunidade contra a gripe do que os homens depois da vacinação e os homens com HIV tendem a ter uma carga viral maior do que as mulheres infectadas. Veja artigo Sex differences in immune responses na Science. (LINK)