O Brasil está sendo salvo da Covid-19 por dois institutos públicos. Butantan e Bio-Manguinhos já produziram e entregaram 132 milhões de doses de vacina contra o novo coronavírus para o Ministério da Saúde. Nos próximos meses, os dois institutos devem entregar um total de 200 milhões de doses.

(foto peter ilicciev – bio-manguinhos – div)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chegou nesta sexta-feira , 16, à marca de 70,4 milhões de doses produzidas no Instituto de Tecnologia Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Bio-Manguinhos produz a vacina Oxford/AstraZeneca a partir de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado e prevê chegar a 100 milhões de doses entregues em agosto.

Já o Instituto Butantan entregará nos próximos dias 10 milhões de doses. Com isso, o Butantan alcançará a marca de 63,149 milhões de doses entregues ao governo federal desde janeiro.

Até o momento, entre as 115 milhões de doses aplicadas no Brasil até o momento e já registradas no sistema Localiza SUS, do Ministério da Saúde, 46,6% (53,9 milhões) são da vacina Oxford/AstraZeneca; 39,2% (45,3 milhões) da CoronaVac, 10,9% (12,5 milhões) da Pfizer/BioNTech e 3,3% (3,8 milhões) da Janssen. 

O instituto da Fiocruz também já se prepara para produzir o IFA no Brasil e iniciou o processo de fabricação o mês passado. A produção do IFA será possível graças a um acordo de transferência de tecnologia, assinado no início de junho com os desenvolvedores da vacina. (Com informações da Agência Brasil)