O governo da Argentina já arrecadou 223 bilhões de pesos (equivalente a R$ 13 bilhões) com o novo imposto sobre grandes fortunas. Dados preliminares, acessados ​​por El Uncover , mostram que 10 mil indivíduos com ativos superiores 200 milhões de pesos cumpriram a contribuição solidária. É cerca de 80% do universo potencial. Os valores serão destinados à Saúde, subsídios para pequenas empresas e bairros populares, conforme estipulado por lei. O imposto foi criado no governo Alberto Fernández para combater os efeitos da pandemia de Covid-19.

Alberto Fernández (foto mediabanco agencia – ccl)

 A Administración Federal de Ingresos Públicos (AFIP), a Receita Federal Argentina, continuará com as auditorias para arrecadar dos bilionários que não pagaram o imposto até o momento.

Para garantir que todos os bilionários atingidos por esta lei paguem a contribuição, a agência de cobrança iniciou auditorias em um grupo de contribuintes com ativos superiores a 200 milhões de pesos que não apresentaram suas declarações e, portanto, não efetuaram os pagamentos correspondentes. Os procedimentos abertos permitem a análise do patrimônio daqueles que não cumpriram com suas obrigações por um período aproximado de 150 dias, podendo o órgão solicitar informações detalhadas.

Um pequeno grupo de ultrarricos, cerca de 200 contribuintes, iniciou ações judiciais para evitar o pagamento da contribuição solidária e extraordinária. (Com informações do Eldestape e 247)