Em São Paulo – O Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta a partir de 25 de maio, no Projeto Parede, a instalação Campo Fraturado SOS, da artista Ana Maria Tavares, obra inédita composta por imagens manipuladas digitalmente.

Concebida especialmente para o Projeto Parede, Campo Fraturado SOS tem como inspiração a série Airshaft (para Piranesi), trabalho desenvolvido desde 2008 por Ana Maria Tavares, composto por imagens digitais, vídeo e videoinstalação, no qual a artista estabelece diálogo com a obra Carceri d’Invenzione (séc. XVIII), do arquiteto e gravurista italiano Giovanni Battista Piranesi.

Campo Fraturado SOS, 2021, de Ana Maria Tavares | Modelagem digital e rendering: Pedro Perez Machado e Marc do Nascimento

O espaço entre o saguão da entrada do MAM e a Sala Milú Villela – onde são exibidas as obras do Projeto Parede – será transformado em uma paisagem mineral metalizada, modulada por detalhamentos enquadrados e por uma espécie de caligrafia tátil escrita em Braile a sigla SOS.

“Da mesma forma como Piranesi retoma as ‘históricas ruínas arquitetônicas com um design imaginário orientado para o futuro’, tomo fragmentos de imagens da série Airshaft e a superfície ampla do mármore como campo para uma montagem ficcional”, explica Ana Maria Tavares. “De certa forma Campo Fraturado, SOS é um chamado e um alerta, quase uma visão em abismo das sobras das marcas da humanidade na terra”, completa a artista.

Para o curador-chefe do MAM, Cauê Alves, os elementos que apontam para a ideia de futuro são tratados pela artista como algo já sedimentado, como resto petrificado do passado. “Em vez de promessa de felicidade, de crença num mundo melhor, a obra parece tratar da falência e da impossibilidade de salvação”, pontua.

Visitação presencial

O MAM São Paulo segue um rigoroso protocolo de saúde e higiene implementado em colaboração com a equipe da Consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein, além de adotar medidas de proteção estabelecidas pelos órgãos brasileiros de Saúde Pública. Os ingressos serão disponibilizados apenas online (http://www.mam.org.br/ingresso) e as visitas ocorrerão com hora marcada. O número de pessoas por sala é limitado, o uso de máscara é obrigatório e dispositivos de álcool em gel estão distribuídos em pontos estratégicos do Museu.

Projeto Parede – Campo Fraturado SOS, instalação de Ana Maria Tavares

Abertura: 25 de maio de 2021
Local: MAM São Paulo
Endereço: Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
Horários: terça à domingo, das 12h às 18h
Telefone: (11) 5085-1300 Agendamento prévio: www.mam.org.br/ingresso

(Carta Campinas com informações de divulgação)