Todo artista é, também, fã de um outro artista. E com a Čao Laru não é diferente: o sexteto franco-brasileiro tem a sua lista de inspirações e frequentemente pensa como seria realizar um encontro musical com estes nomes. 

Parte deste desejo será realizado no “Festival Libre”, uma série de seis shows que a banda transmite online entre os dias 01 e 06 de junho, sempre às 19h, com transmissão no Youtube da banda, formada por Pedro Destro (baixo), Noubar Sarkissian (voz, cavaquinho e sanfona), Léa-Katharina (voz, sax e flauta), Nicole Bello (voz e dança), Joel Rocha (guitarra, rabeca e violão) e Edson Silva (bateria, gaita e dança). 

(Foto: Alian Minerva @alianminerva)

Cada apresentação terá uma participação especial de um artista cujo trabalho a banda acompanha e admira: Ekena (01/06), Graciela Soares (02/06), Anná (03/06), Ykamiabas (04/06) e Ju Strassacapa, da banda Francisco El Hombre (05/06). No último dia, 06/06, a banda se apresenta sozinha com o inédito show “Libre”. 

Em seus respectivos dias, as convidadas participam de quatro músicas, duas de seu próprio repertório e duas da Čao Laru. Entre uma canção e outra, banda e artistas conversarão sobre sua relação musical e temas como potência do feminino, meio ambiente, política e gênero.  

Para selecionar o repertório, o grupo mergulhou na discografia de suas convidadas.  “Esse momento foi um dos mais legais. Ouvíamos as músicas delas como fãs, mas é um ‘outro ouvido’ quando vamos tocá-la. Nós sugerimos músicas nossas que imaginávamos que seria interessante elas participarem, e elas fizeram o mesmo, nos trazendo as canções delas que ficariam legais com a pegada da Čao Laru”, explica o baixista Pedro Destro. 

“Além de uma vontade de estar no palco com estas artistas, também temos percebido como criar projetos em parceria potencializa o alcance destes trabalhos”, diz. “Com todas elas, existe um carinho e uma admiração não só pelas artistas, mas pelas pessoas”, complementa Noubar. Ele recorda que conheceu Ju Strassacapa e Graciela Soares em Campinas, nos corredores da Unicamp, por volta de 2010. A mais nova descoberta do grupo foi Ekena, que se apresentou no mesmo festival que a banda, o Forró da Lua Cheia, em 2019. 

Banda lança o show Libre depois de 1 ano

A Čao Laru também terá seu momento sozinha no palco. No dia 06/06, o grupo encerra a série de lives com o show de lançamento do disco “Libre”, que dá nome ao festival e que foi lançado pelo selo Pequeno Imprevisto em maio de 2020. Por causa da pandemia, a banda ainda não pode apresentar o show deste álbum. “Desde que a gente lançou o Libre, fizemos reuniões periódicas para construir este show. Em fevereiro, realizamos uma vivência em Itapipoca (CE) para finalizar e ensaiar o espetáculo. Colocar tudo isto em prática está sendo incrível”, diz Destro. 

Para uma banda acostumada a fazer mais de 100 apresentações em um ano, apresentar um novo show sem sentir o calor da plateia é algo inédito. “É claro que nas lives o público está lá do outro lado da tela, assistindo e comentando, mas é estranho estar no palco e olhar o teatro vazio. Dá uma tristeza e uma revolta por ainda estarmos vivendo isso. Se a gente não tivesse uma política de governo genocida e negacionista, talvez o teatro pudesse receber uma porcentagem de público. Ainda bem que, maior do que tudo isso, é a alegria que estamos sentindo por colocar este show no ar e ainda dividir o palco com estas pessoas e equipe que admiramos tanto”, finaliza. 

Todos os shows acontecem no Teatro Castro Mendes e no Espaço Cultural Maria Monteiro, ambos em Campinas (SP). O projeto foi contemplado pelo ProAC do estado de São Paulo, via Lei Federal Aldir Blanc. 

Festival Libre

com Čao Laru, Ju Strassacapa, Ekena, Graciela Soares, Anná e Ykamiabas

De 01 a 06 de junho, às 19h, em www.youtube.com/caolaru  

Apresentação: Nina Souza

Produção: Cao Laru e Navegar Comunicação

Comunicação: Navegar Comunicação

Captação de áudio e mixagem: Otavio Carvalho

Captação de imagens: Biscos 

Iluminação: Rafael Michalawski

(Carta Campinas com informações de divulgação)