Um proposta de redução da jornada de trabalho semanal de 32 horas começa a ser testada na Espanha. A ideia, do partido de esquerda Más País, é testar em pequena escala o que acontece com a produtividade das empresas quando seus funcionários trabalham nesse horário reduzido.

(imagem ilustr. – june – ul)

A Espanha já tem jornada de trabalho de 40 horas, que já é 4 horas a menos do que no Brasil. Com a redução, os trabalhadores vão ter suas atividades por 4 dias durante a semana.

“O fato de que essa ideia seja desenvolvida como um experimento piloto já é algo positivo. Esse é o padrão-ouro para avaliar o sucesso de políticas públicas”, disse a BBC o economista Carlos Victoria, pesquisador do Centro de Políticas Econômicas da Esade, escola de negócios com sede na Espanha.

Ele também relatou que experiências anteriores mostraram que, após um período de transição, o bem-estar dos trabalhadores aumenta e tem início uma cadeia de efeitos positivos com reflexos sobre a produtividade. “Esse é um experimento pequeno. Também temos que levar em conta que em alguns setores será mais difícil de implementar do que em outros”, afirmou à reportagem.

O texto relata que entre as empresas que já estão testando a semana de 4 dias está a DELSOL software – que reportou uma queda de 30% nas faltas no primeiro mês, na comparação com igual período do ano anterior. Há alguns meses, a rede de restaurantes La Francachela também reduziu a semana de trabalho de seus funcionários para 4 dias, mantendo a remuneração da equipe, que conta com 60 pessoas.(Veja mais AQUI)