Esta semana o projeto Viola, Rosa e Sertão, do violeiro Paulo Freire, continua com sessões na terça (20/4) e quinta-feira (22/4). A transmissão do vídeo-espetáculo gravado começa pontualmente às 20h. Nele, Paulo Freire conta, toca e canta suas aventuras no sertão do Urucuia, que inspirou João Guimarães Rosa.

Depois, a partir das 20h45, Paulo Freire abre uma roda de prosa ao vivo com os participantes da transmissão. Em cada dia, após a apresentação do vídeo que inspira a trajetória desse projeto, um novo tema é abordado pelo violeiro:

(Foto: Adriano Rosa)

Na terça-feira, 20 de abril, o tema será a “Preparação para a Viagem” no qual aborda os encontros que teve com Roberto Freire, Ariano Suassuna, Maureen Bissiliat, Antônio Madureira. Como preparar um embornal, além da coragem para poder largar uma faculdade em São Paulo, em 1977, e mudar-se para o sertão do Urucuia.

Ainda nesta semana, na quinta-feira, 22 de abril, Paulo Freire aborda o tema “Ética nas Pesquisas de Campo”, sobre como retribuir ao sertanejo todos os ensinamentos, em formas de discos, filmagens, acompanhamento de suas obras, e pagamentos de direitos autorais. E como organizar os registros, desenvolver o próprio trabalho e dar os devidos créditos aos violeiros do sertão.

Inscrições abertas

Para acompanhar pela sala Zoom e interagir com Paulo Freire por vídeo, é necessário se inscrever em www.violarosaesertao.com.br. Os inscritos receberão o link para entrar na sala. Quem já tiver assistido ao vídeo-espetáculo pode entrar na sala por volta das 20h45, horário em que Paulo Freire inicia a exposição do tema do dia.

O projeto continua na semana seguinte, quando o violeiro abordará:“A influência dos escritores Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Mário de Andrade e Paulo Freire na viagem de descobertas pelo Brasil profundo”, na terça-feira, 27 de abril.  O violeiro destaca que estes grandes escritores descobriram um Brasil com um ponto de vista totalmente pessoal. Através das conversas com os populares, suas pesquisas de campo, um imenso poder de criação, e muito trabalho, nos revelaram um país rico e diversificado. Estes livros guiaram a pesquisa e a vivência do violeiro Paulo Freire em sua aventura urucuiana.

O projeto termina na quinta-feira, 29 de abril, com o tema “Rosa, Viola e Sertão nos dias de hoje – como o mundo contemporâneo está agindo no sertão e em suas manifestações culturais”. Paulo Freire pôde acompanhar todo o processo de criação de uma cidade. Mudou-se para o povoado de Porto de Manga em 1977. Depois, este povoado ganhou o nome de Vila Urucuia. E posteriormente, em 1992, virou cidade. O violeiro acompanhou a chegada da luz elétrica, com toda transformação que isso significa. A mudança foi brutal. Nesta prosa, vamos caminhar pela roça através dos tempos. Falar sobre quem são os violeiros atuais e o que se tornou o grande sertão de João Guimarães Rosa.

Dinâmica dos shows on-line

20h – Exibição do vídeo-espetáculo gravado Viola, Rosa e Sertão (Duração: 45 minutos)

20h45 – Paulo Freire apresenta o tema da prosa ao vivo

21h – Interação com o público (Participantes da sala Zoom interagem com Paulo Freire por vídeo público das transmissões pelo YouTube e Facebook envia as perguntas/comentários pelo chat das respectivas plataformas).

21h30 – Encerramento

Projeto Viola, Rosa e Sertão, do violeiro Paulo Freire

20/4 (terça-feira) às 20h – vídeo-espetáculo Viola, Rosa e Sertão, com Paulo Freire. Às 20h45 interação ao vivo com o público a partir do tema: “Preparação para a Viagem”.

22/4 (quinta-feira) às 20h – vídeo-espetáculo Viola, Rosa e Sertão, com Paulo Freire. Às 20h45 interação ao vivo com o público a partir do tema: “Ética nas Pesquisas de Campo”.

27/4 (terça-feira) às 20h – vídeo-espetáculo Viola, Rosa e Sertão, com Paulo Freire. Às 20h45 interação ao vivo com o público a partir do tema:“A influência dos escritores”.

29/4 (quinta-feira) às 20h – vídeo-espetáculo Viola, Rosa e Sertão, com Paulo Freire. Às 20h45 interação ao vivo com o público a partir do tema: “Rosa, Viola e Sertão nos dias de hoje”.

Para participar das interações em vídeo com Paulo Freire, inscreva-se: www.violarosaesertao.com.br

Para assistir e interagir nas redes sociais: 

Facebook: https://www.facebook.com/paulofreirevioleiro 

Youtube: https://www.youtube.com/paulofreirevioleiro 

Ficha técnica de Viola, Rosa e Sertão 

Criação e atuação: Paulo Freire 

Produção: Pi Aranha  

Captação, edição de Vídeos e Direção de Lives: Guilherme Aranha  

Captação de vídeo e cenografia: Laura Freire  

Ilustrações: Pevê Azevedo 

Designer gráfico e Administração redes sociais: Fernando Ito 

Assessoria de imprensa: Cecília Gomes  

Site: Pedro Henrique Perez 

(Carta Campinas com informações de divulgação)