869 cidades do Brasil ficaram sem vacina para aplicação da segunda dose no prazo estipulado pelo protocolo médico. A informação é da sexta edição da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Além disso, a oferta da primeira dose ao grupo prioritário ficou em falta para 673 municípios. A pesquisa ouviu 2.831 Municípios de todos os Estados entre os dias 26 e 29 de abril. Uma CPI criada no Senado Federal tem identificar os responsáveis pelo caos sanitário que vive o Brasil.

(foto joão viana – semcom – fp)


Outro ponto de alerta do estudo é em relação ao risco iminente de faltar medicamentos do chamado “kit intubação”. O estudo mostra que essa ainda é uma preocupação para 641 Municípios. A pergunta vem sendo feita desde a primeira edição da pesquisa, realizada de 23 a 25 de março, quando 1.316 gestores locais afirmaram enfrentar esse risco. A CNM destaca que, apesar da queda, a situação ainda é crítica diante dos impactos que pode trazer ao tratamento das pessoas em estado grave. Nesta semana, a falta de oxigênio pode atingir 223 Municípios. Em março, esse número era 709.

O atendimento de pacientes graves em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também foi levantado. Segundo a pesquisa, 119 Municípios têm pacientes nesses estabelecimentos aguardando leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em pelo menos 77 cidades, há pacientes intubados nas Unidades. (Com informações de divulgação)