Levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), com base nos registros de nascimentos realizados nos cinco Cartórios de Registro Civil de Campinas, mostra uma queda de 18% nos nascimentos em janeiro de 2021. A queda poderá ser maior nos próximos meses já que janeiro foi o primeiro mês após o período normal de gestação, desde a chegada da COVID-19 no Brasil. A pandemia do novo coronavírus já matou cerca de 1,8 mil pessoas entre a população campineira, segundo dados oficiais.
Em janeiro deste ano, foram realizados 1.330 nascimentos, número 18% menor do que o registrado em janeiro do ano passado, quando houve 1.622 registros. A variação é ainda quase 21 pontos percentuais menor que a média municipal do mês de janeiro desde 2004, que é de 2,71% ao ano, número que se repete quando se olha o período anual.
Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), repositório de estatísticas dos atos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
No estado de São Paulo, os números de nascimentos em janeiro também tiveram queda, foram realizados 45.222 nascimentos, número 15,7% menor que o registrado em janeiro do ano passado, quando houve 53.690 registros. (Com informações de divulgação)
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…