Levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), com base nos registros de nascimentos realizados nos cinco Cartórios de Registro Civil de Campinas, mostra uma queda de 18% nos nascimentos em janeiro de 2021. A queda poderá ser maior nos próximos meses já que janeiro foi o primeiro mês após o período normal de gestação, desde a chegada da COVID-19 no Brasil. A pandemia do novo coronavírus já matou cerca de 1,8 mil pessoas entre a população campineira, segundo dados oficiais.

(foto ilustr. – marcio okabe – ccl)

Em janeiro deste ano, foram realizados 1.330 nascimentos, número 18% menor do que o registrado em janeiro do ano passado, quando houve 1.622 registros. A variação é ainda quase 21 pontos percentuais menor que a média municipal do mês de janeiro desde 2004, que é de 2,71% ao ano, número que se repete quando se olha o período anual.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), repositório de estatísticas dos atos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

No estado de São Paulo, os números de nascimentos em janeiro também tiveram queda, foram realizados 45.222 nascimentos, número 15,7% menor que o registrado em janeiro do ano passado, quando houve 53.690 registros. (Com informações de divulgação)